Retrospectiva 2010

23 Dec 2010
6 mins read

Mais um ano, mais uma retrospectiva...

2010 foi mais um ano muito abençoado profissionalmente e pessoalmente, e espero que 2011 continue assim!

Quando comecei a escrever este post, lembrei que ano passado também escrevi um. Ficou tudo documentado e publicado, e este ano posso fazer a comparação!

Trabalho

Este ano minha carreira deu um boost, continuo na IBM, mas ganhei muito mais responsabilidades! Virei líder de equipe (team leader), além das atividades administrativas também tem a parte de responder pelo time; na conta em que trabalho agora temos células de treinamento e sou líder técnica de Java (SE e EE), XML e ExtJS - isso significa que quando chega alguém novo na conta/projeto com gap nessas tecnologias, dou o material e treinamento para a pessoa estudar, além de ser mentora de OO, javascript, HTML; também virei entrevistadora "oficial" na área de Java/Web, além de ajudar na seleção de perguntas dependendo do perfil da vaga; e o Alberto Leal e eu tivemos a iniciativa de reacordar as chamadas Technical Sessions, que são palestras de TI para o pessoal da IBM. Além disso tudo, ainda tenho que dar conta do meu trabalho de desenvolvedora! rs

Este ano me aprofundei em ExtJS e Spring no trabalho também, e como resultado, a maioria dos posts aqui para o blog foram destas tecnologias. Também comecei a usar Scrum oficialmente no projeto. Sem contar nas novas amizades e na aproximação com o pessoal do trabalho, que viraram amigos.

O programa IBM Academic Initiative foi mais calmo, fiquei apenas dando suporte às universidades em que sou embaixadora e dando apoio e ajudando a divulgar os projetos.

Pessoal

Outra coisa super legal (e que me deixou super feliz) que aconteceu é que meu perfil no github foi eleito uns dos top 5 mais influenciáveis aqui do Brasil: http://blog.nodejitsu.com/most-influential-github-users-by-location

Neste ano participei de apenas 2 eventos: QConSP e JavaOne Brasil, além do Happy Hour Ágil que foi realizado pela primeira vez em Campinas.

Comprei também um iPhone e ganhei um MacBook Pro do meu querido marido! Virei Apple fã girl! :)

Fiz um curso de como investir na bolsa de valores. Sempre tive curiosidade de saber como é que realmente funciona essa coisa de compra e venda de ações. O curso foi muito legal, aprendi muitas coisas que não sabia. Só falta agora o dimdim pra investir! rs

Completei bodas de papel! 1 ano casada! :) E meu cachorrinho completou 1 ano também!

Também tirei 15 dias de férias! Sempre perdia as férias pois trocava de empresa, e quando estagiava não tinha férias, e essa foram as minhas primeiras férias! Yay! Aproveitei e fui no JavaOne Brasil numa semana e na outra fui no show do Avantasia que teve em São Paulo (último show desse projeto de metal, não podia perder né?) e aproveitei os happy hours e amigos secretos de fim de ano.

Blog

Publiquei 54 posts aqui no blog! Foi menos do que ano passado! :( Tem gente que não sabe, mas escrever post dá muito trabalho. Geralmente perco quase um dia inteiro para implementar um projeto (sem contar que preciso pensar no que vou publicar), escrever o post em inglês e depois traduzir para português, formatar o post com o código fonte (essa é a parte mais chata), revisar e finalmente publicar. Mas as pessoas também não sabem o quanto é legal receber um comentário com "obrigado por publicar, ajudou a resolver um problema" - isso realmente não tem preço, sem contar com as amizades que a gente faz com outros blogueiros e com o pessoal que lê o blog. Para exemplificar, fiquei super feliz no JavaOne e me senti uma estrela de TV quando um rapaz pediu para tirar uma foto comigo e falou que lia o blog (depois nos tornamos amigos :) ). Tudo isso é muito recompensador. Obrigada a você que está lendo este post neste momento!

Lista de posts mais populares deste ano:

  1. Tutorial: Começando com Spring Security
  2. ExtJS e Spring Framework: Exemplo de um CRUD Grid
  3. Tutorial: Upload de Arquivo com ExtJS e Spring Framework
  4. ExtJS, Spring MVC 3 e Hibernate 3.5: Exemplo de um CRUD Grid
  5. Carreira em TI: Currículo para Primeiro Estágio
  6. Integrando Spring Security com a página de Login do ExtJS
  7. ExtJS: Exportar de GRID para Excel
  8. ExtJS agora é Sencha!
  9. ExtJS: Ext.Window: hide ou close?
  10. Spring Security: Página login.jsp e Logout

2010

Deixa então eu listar a lista de 2010 e ver o que consegui completar:

Lista para 2011

Bora então fazer a lista para 2011:

Bem, é isso!

Fonte da imagm: http://www.gojava.org/

Fonte da foto do Duke de Noel: http://www.gojava.org/

Um Feliz 2011 e um ano cheio de realizações maravilhosas para todos nós!