Kindle Review para Livros Técnicos (TI)

20 Dec 2010
5 mins read

Há algumas semanas, comprei um kindle para dar de presente para o meu marido (que é super fanático por livros e escreve as reviews no blog dele), e aproveitei para testar o brinquedo. Como tem algumas pessoas me perguntando se vale mesmo a pena comprar um kindle, resolvi escrever este post com os prós e contras.

Comprei a versão 3 (é a última geração de kindles) e apenas com wi-fi, ou seja, a versão mais barata disponível. Um amigo fez a bondade de trazer dos EUA, então não precisei de pagar a taxa absurda que a receita cobra. Uma nota importante: se você importar o kindle, ele entra como um eletrônico no Brasil e a receita cobra aquela taxa mega absurda de 60% do valor do produto + frete, porém, se você trouxer na viagem, o kindle entra como um e-reader (livro) no país, e não precisa pagar nenhuma taxa (limitado a uma unidade por pessoa). Para quem se interessar, o link do kindle que comprei é esse: http://www.amazon.com/Kindle-Wireless-Reading-Display-Generation/dp/B002Y27P3M/ref=sa_menu_kdp3w3

A caixa é pequena, simples, muito bem embalado, e vem com um manual e o cabo para carregar.

Ps.: se clicar nas fotos, irá abrir uma nova aba com o tamanho original da mesma (maior do que apresentado aqui no post).

Caixa fechada:

Caixa aberta:

Detalhe na foto acima: essas instruções não é um papel grudado na tela (sim, tem uma plástico transparente grudado para proteção), é uma projeção do kindle mesmo. Eu até pensei que fosse um papel grudado e passei a unha pra ver se saía...

Vamos então aos pontos positivos do kindle:

A tela é maravilhosa, parece papel de verdade. Você pode ficar horas lendo que não cansa os olhos. O kindle é bem leve também, dá para segurar com apenas uma mão, como se estivesse lendo uma revisa ou livro mesmo. Olha uma figura de uma revista (Issue 18 - December 2010 - http://www.pragprog.com/magazines - versão mobi):

Se você colocar um pdf no kindle ou baixar um sample da kindle store na amazon, ele mostra o tipo do arquivo na frente, além do nome do livro e do autor:

Outra coisa legal é que você pode criar coleções. Criei uma coleção para teste chamada dragonlance (livros que meu marido está lendo atualmente). Toda a navegação é feita pelas setas abaixo do botão menu (exceto para avançar e retroceder páginas):

Outra coisa que também achei super legal é o dicionário. Se você estiver lendo um livro, basta levar o cursor até uma palavra que o kindle abre o dicionário com o significado da palavra. Dá para abrir o dicionário em tela inteira também. Isso foi muito útil pois aqui em casa combinamos de ler livros apenas em inglês para melhorar o nosso vocabulário e treinar também (exceto livros do Tolkien ou Bernard Cornwell).

Na foto, destaquei a palavra compare para ver o significado:

Uma outra observação: o livro acima não comprei na amazon, é um pdf que achei na net e converti usando o Calibre. Quando você compra o kindle, é preciso registrá-lo no site da amazon; quando termina o registro (é de graça) a amazon te informa um email do kindle, assim você pode enviar ebooks para esse email (@kindle.com) e o kindle automaticamente faz o download quando tiver com o wifi disponível. Neste caso, adicionei o pdf ao calibre (funciona com doc, rtf, txt, etc também) e pedi para fazer a conversão para formato kindle e enviar para o meu email do kindle. A conversão de livros normais fica perfeita!

Outra coisa legal do kindle é a duração da bateria. Até hoje não precisei de recarregar ainda, e já faz quase 1 mês!

Vamos agora falar sobre pdf de livros técnicos. Se você é desenvolvedor, analista, etc, provavelmente tem alguns gigas de PDFs de livros técnicos no seu HD. Seria muito legal se você pudesse ler esses livros no kindle, não é mesmo?

Más notícias: eu odiei ler PDF de livro técnico no kindle. É simplesmente horrível e desagradável. Vou mostrar o porquê.

Abrindo um pdf no kindle:

O kindle vai abrir o pdf no formato fit, de modo que todo o conteúdo do pdf se adapte na tela do kindle. A letra fica muuuuito pequena e só dá pra ler se usar uma lupa de aumento. Mas você pode mudar isso dando um zoom:

Aplicando o zoom:

Bem melhor para ler agora, mas repare nas scroolbars tanto na vertical quanto na horizontal. E para ficar navegando é incômodo, pois os botões do kindle são um pouco duros (mais um contra). Por isso não gostei.

Mas aí vem a pergunta: ah, mas converte com o calibre! Pois é, a conversão com o calibre só fica legal se for um livro normal (apenas texto e imagens). Tentei converter este mesmo livro (Spring framework), mas ficou cheio de caracteres doidos e o código fonte ficou sem nenhuma indentação, ou seja, horrível, ou pior, não dá pra ler (testei com mais 2 livros técnicos para ver se ficava a mesma coisa e nada mudou ;( )!

Mas se você for comprar um livro técnico no formato kindle (ou mobi), fica muito tranquilo para ler, como na imagem abaixo:

Considerações finais:

Se você quiser comprar o kindle para ler livros normais (Percy Jackson, Eragon, etc) - convertidos de pdf, doc ou comprados na kindle store, compre sem medo pois você vai adorar!

Ou se você quiser ler livros técnicos, compre-os na kindle store ou em formato mobi ou epub. Aí sua leitura vai ser bem tranquila no kindle!

Mas se você quiser comprar o kindle para ler sua coleção de pdfs de livros técnicos cheios de código fonte, procure outro e-reader (ou considere comprar um iPad, que não é e-reader, mas para ler pdfs eu gostei - apesar da tela ter brilho e também não dá pra ler por muito tempo).

Existe também o kindle Dx, que é enorme. Não tive a oportunidade de testá-lo, mas sei que dá pra ler pdf nele e é mais tranquilo. Mas pelo preço do kindle grande, compraria um iPad.

Fiz um vídeo demonstrando tudo o que falei aqui. Foi meu primeiro vídeo com o iMovie, e não tenho um tripé, tive que filmar segurando a câmera. Ficou tosco mas dá para vocês terem uma idéia:

Até a próxima! :)