Despedida da IBM - Alow São Paulo!

26 Apr 2011
4 mins read

Ei pessoal,

Bem, como alguns já sabem, no início de abril deixei a IBM. Foi uma decisão difícil, mas tive que fazer.

O projeto no qual estava trabalhando era uma conta dos EUA, e decidiram fechar e migrar todo o headcount do Brasil para a Índia. Fiquei muito triste com a notícia, pois era um projeto muito bacana, e a gente já tinha uma amizade legal com o pessoal dos EUA, além dos amigos que fizemos dentro da IBM.

Já estava há dois anos projeto, e nesse tempo ganhei experiência em alguns frameworks bem legais, como Spring e Ext JS, pelos quais me apaixonei. Também comecei a trabalhar com Scrum, e a experiência estava sendo muito legal. Com o fim do projeto, consegui uma realocação em outro projeto interno da IBM, mas nem comecei a trabalhar nele, pois recebi outra proposta de emprego em São Paulo. Trabalhava na IBM de Hortolândia - 10 Km de Campinas, e morava/moro em Campinas.

Foi uma decisão bem complicada, e fiquei bastante triste em ter que sair da IBM. Apesar de muita gente falar mal da IBM (não entendo isso), adorei trabalhar lá. As pessoas são bem qualificadas e tem um ótimo ambiente de trabalho. Realmente foi uma experiência maravilhosa. É claro que não existe uma empresa perfeita, assim como qualquer outra, a IBM também tem seus defeitos, mas as qualidades superam isso, fazendo que seja um ambiente bem legal para se trabalhar.

Vou sentir muitas saudades dos amigos que fiz. O pessoal lá realmente é 1000. Almoços, happy hours, zoações, altas risadas e piadas internas. Miss u guys!

Apesar de Campinas se conhecida como o famoso Vale do Silício brasileiro, tem uma 6 dúzia de empresas que são grandes e legais para trabalhar. E apesar de Campinas estar a apenas 100Km de São Paulo, existe uma difereça bem grande de salário entre essas duas cidades. E esse foi o motivo que me levou a trocar de emprego.

Apesar do custo de vida em São Paulo ser superior ao de Campinas, compensa ir para sampa. Os salários são bem melhores. É claro que você perde um pouco de qualidade de vida, mas tudo tem um preço. Como alguns sabem, eu sou de Vitória - ES. Vitória é uma cidade linda e ótima para se morar, é capital mas com jeitinho de interior, uma pena o mercado de TI ser limitado e os salários não são lá essas coisas (acho que em qualquer outro estado do Brasil isso também é assim). Eu fiquei maravilhada com Campinas. Interiorzão, mas trocentas vezes maior que Vitória. Tem de tudo, é uma mini São Paulo, mas com a tranquilidade que lá não tem.

Atualmente estou indo de fretado de Campinas para Sampa. Acordo 4:30 da madrugada e pego o fretado às 5:50 (tomar banho, maquiagem, etc.). O fretado não passa perto da minha casa e meu marido precisa me levar no ponto todos os dias (e também precisa acordar cedo por causa disso, mesmo só indo trabalhar à tarde). Chego no trabalho às 8:15 (zona sul). Saio do trabalho às 5:40 pra ir pra casa de fretado. Chego em casa entre 20h e 20:30h, dependendo do trânsito. Na quarta que teve o bendito show do U2, cheguei em casa às 21:30, porque o trânsito estava caótico (e fecharam uma parte da Marginal Pinheiros pro U2 poder chegar na contra mão no estádio do Morumbi - fala sério). Eu estou totalmente ACABADA e não tenho tempo de fazer mais nada. A única coisa que quero fazer quando chego em casa é tomar um banho quente e dormir. Por isso pretendo me mudar logo para São Paulo (agora em Maio), pois a tranquilidade de morar em Campinas, mas aguentar o stress do fretado não vale a minha saúde.

Bom, sobre o trampo novo: agora trabalho na área de TI do Citibank - em São Paulo, um banco americano (e a maior instituição financeira do mundo). Lá é nos mesmos moldes da IBM: projeto internacional, trabalhar com time dos EUA, falar inglês, etc. Projeto em Java e também vou trabalhar com algumas tecnologias novas. Vai ser um desafio bem legal, e acredito que vai ser uma experiência fantástica também. Às vezes a gente precisa sair do ninho para tentar alcançar voos maiores né? Estou animada com a nova oportunidade. O pessoal do Citi me acolheu bem logo na primeira semana, e todos são bem simpáticos, galera legal!

Dois anos que já saí do Espírito Santo pra vir pra SP. Está sendo uma experiência bem gratificante, tanto pessoal quanto profissional, cresci bastante nos dois sentidos e não me arrependo nenhum segundo. É claro que sinto saudades do ES, tudo era muito mais fácil por lá. Mas nem se eu tivesse uns de 10 anos de carreira no ES eu estaria onde estou hoje, com essa carga e experiência profissional. Aqui em SP realmente é bem diferente, é onde tudo acontece. A cidade é meio doida, o trânsito é insuportável, mas é O lugar para quem quer ter uma carreira legal em TI.

Vamos ver o que acontece nos próximos 2 anos... :)