Meu ambiente de trabalho em 7 itens - Projeto na IBM

07 Jan 2011
2 mins read

Neste meme iniciado por @duodraco, fui indicada pelo @hlegius a postar sobre os 7 itens mais relevantes em meu ambiente de trabalho.

Vamos lá:

1 - Remoto:

Trabalho na IBM, mas alocada numa conta para um cliente internacional (empresa de healthcare dos EUA), então todo o meu trabalho é feito remotamente. Tenho uma máquina física na IBM (dã) e usamos Citrix para se conectar à VM/máquina do cliente, onde desenvolvo todo o meu trabalho.

2 - Sistema Operacional

Windows XP em ambas as máquinas (minha máquina da IBM e na máquina do cliente) e AIX (sistema UNIX da IBM). Desenvolvo em ambiente windows, mas a aplicação é publicada num servidor unix.

3 - Linguagens de Programação/Frameworks

Java, XML, Spring MVC, Spring Security, iBatis, Apache POI, javascript, Ext JS, JQuery, HTML, páginas JSP.

TODA e qualquer troca de dados entre cliente/servidor é feita via Ajax, não usamos taglibs! :)

4 - IDE

RAD (Rational Application Developer) - é uma ferramenta da IBM baseada em Eclipse. Não uso nenhum recurso da própria ferramenta, uso os que existem no Eclipse sozinho. Usamos RAD por causa do WebSphere (também da IBM), que já vem integrado e a ferramenta dá todo o suporte para este servidor de aplicação.

5 - Controle de Versão

Harvest! :(

Pois é, alguém conhece esse dinossauro? Apesar de ninguém do time de desenvolvimento ou arquitetos gostarem de trabalhar com essa coisa (muito pesado para rodar), usamos. É um sistema de controle de versão pago, e todos os projetos do cliente estão nele. É claro que trocar para um Git ou SVN da vida seria ótimo, mas iria dar muuuito trabalho, então é melhor ficar do jeito que está. Apesar de tudo, é bem poderoso e funciona. Pra quê mexer em time que tá ganhando, não é mesmo?

6 - Scrum

Minha felicidade! Começamos a usar scrum no início de 2010 e melhorou muito o tempo de entrega dos projetos e a qualidade do código, o percentual de bugs de funcionalidade em produção é quase zero! Claro que Scrum não faz milagres, mas ajudou a melhorar muito, pois antes usávamos o famoso modelo do desenvolvimento em cascata.

7 - Colegas de trabalho!

Claro que os colegas e amigos do trabalho ajudam muito, pelo menos eu considero muito importante isso. Trabalhar num lugar onde as pessoas são distantes (frias) uma das outras não tem a menos graça. Nisso este item recebe nota 10! Eu adoro meus colegas/amigos de trabalho. São eles que ajudam o nosso dia ficar menos estressante (ou não! rs).

Fazemos café da manhã, almoços demorados em datas especiais (pelo menos uma vez por mês), happy hours, lanches da tarde.

Rola até demonstração de carinho quando a gente sai de férias! Olha o que fizeram com a minha baia:

Por isso amo meus co-workers!

A equipe que fica nos EUA também é maravilhosa! Adoro meu chefinho e meu gerente! São super gente boa e consideram os "recursos" como pessoas primeiro, se preocupam com o nosso bem estar.

Bora então passar esse meme para a frente. Convido (vamos blogar povo!):

@jeveaux

@albertoleal

@imwagner

Imagens: google imagens

Fique à vontade para compartilhar o seu ambiente de trabalho! ;)