PhoneGap e Android Studio

24 May 2013
2 mins read

Ei pessoal,

No dia 15 de maio (semana passada) aconteceu o Google IO, um dos eventos mais importantes da Google, onde eles fazem anúncios e mostram as novidades, e uma das novidades foi o anúncio de uma nova IDE oficial para o desenvolvimento de aplicações Android que é o Android Studio. Hoje, o ambiente "oficial" é o Eclipse com o plugin do Android.

Bem, conforme já publiquei alguns tutoriais aqui no blog, a partir a versão 2.x do phonegap, o framework oferece um recurso que já cria um projeto inicial Android/PhoneGap para ser executado no eclipse. Mas como agora a IDE será o Android Studio, as coisas serão um pouquinho diferentes, mas nada que a gente precise se preocupar, apenas a IDE é diferente.

Mas como fica a questão dos projetos gerados pelo phonegap? A versão atual do phonegap é a 2.7, mas logo logo eles devem lançar uma nova versão que deve dar 100% de suporte ao Android Studio. Enquanto isso, se quiserem testar, podem seguir esse tutorial.

Lembrando que o tutorial de hello world oficial continua valendo também e você pode ler aqui.

1 - Primeiro a gente cria um projeto com o PhoneGap. Vou criar um projeto chamado AndroidStudioPhoneGap. Esse passo continua o mesmo.

phonegap-androidstudio-loiane-01

2 - Depois a gente precisa abrir o Android Studio. Na tela inicial vamos escolher Import Project:

phonegap-androidstudio-loiane-02

3 - O próximo passo é escolher o projeto que foi gerado pelo PhoneGap e clicar em OK:

phonegap-androidstudio-loiane-03

4 - Depois vamos começar o processo de import e precisamos fazer algumas configurações. A primeira é escolher a opção "Create project from existing sources" e clicar em Next:

phonegap-androidstudio-loiane-04

5 - E o próximo passo será especificar o nome do projeto e o diretório do projeto. Uma observação muito importante é que o diretório deve ser o mesmo que escolhemos na hora de usar o comando create do phonegap. Não queremos mudar o diretório. Geralmente já vai carregar o diretório correto e não vamos precisar mudar, mas é muito importante não mudar esse valor:

phonegap-androidstudio-loiane-05

6 - No próximo passo deixe tudo como está (as duas opções estão marcadas):

phonegap-androidstudio-loiane-06

7 - Novamente, deixe tudo como está (todas as opções marcadas):

phonegap-androidstudio-loiane-07

8 - De novo, deixe tudo como está:

phonegap-androidstudio-loiane-08

9 - E de novo, deixe tudo como está:

phonegap-androidstudio-loiane-09

10 - E o último passo vai tentar detectar se o framework está configurado, se estiver tudo ok, como na figura abaixo, só clicar em Finish:

phonegap-androidstudio-loiane-10

11 - E a IDE vai abrir com o projeto. Em relação ao código fonte, não tem diferença em relação ao projeto criar no Eclipse. A API é a mesma, a gente apenas está usando uma IDE diferente.

phonegap-androidstudio-loiane-11

12 - Depois, selecione o projeto, e clique no botão Run (Executar). Todas os AVDs que você já tinha criado no Eclipse estarão criados também. Basta escolher o AVD apropriado (se você escolheu emular - ou se não tiver nenhum vai aparecer uma opção para você criar um):

phonegap-androidstudio-loiane-12

13 - E o projeto será executado, como mostra o screenshot abaixo:

phonegap-androidstudio-loiane-13

Bem, é isso! Apenas alguns passos a mais, mas no geral não muda muita coisa!

Usei esse post como referência.

Código Fonte: https://github.com/loiane/phonegap-projects/tree/master/AndroidStudioPhoneGap

Até a próxima! :)