Meu Novo Livro sobre Ext JS Avançado: Mastering Ext JS

12 Mar 2013
2 mins read

Olá Pessoal,

É com muita alegria que venho compartilhar com vocês o pré-lançamento do meu novo livro: Mastering Ext JS, também publicado mundialmente pela editora Packt Publishing.

É um livro para quem já sabe o básico de Ext JS. O livro não ensina Ext JS, já precisa saber pelo menos o básico. Fiquei muito feliz pelo convite feito pela Packt para escrever esse novo livro. E também fiquei muito feliz por me deixarem moldar os assuntos abordados.

4005OS_mockupcover_normal_0

O livro ensina a fazer uma aplicação completa em Ext JS, desde a estrutura do projeto até o build para produção. Fazer tela de loading, menu dinâmico, abrir tela dinamicamente, grid e form com mestre-detalhe, porquê não usar Ext.getCmp, associations entre Model e quando usá-los, performance, uso de classes abstratas, muito reaproveitamento de código, aplicação toda em MVC com várias dicas e truques, testes automatizados, testes unitários, exportar para excel e pdf, como usar plugins, classes utilitárias, construção de um tema para wordpress e muito mais. Ufa!

Esse é o livro que eu gostaria de ter lido quando eu comecei a trabalhar com Ext JS. E realmente, não tem nada parecido no mercado. Além de todo o código Ext JS, também explico o que deve ser feito no backend e nenhum livro Ext JS até hoje abordou isso! É sempre exemplo com arquivo JSON ou XML.

Esse livro dá a base para fazer uma aplicação em Ext JS, mas ainda tem muito mais a ser abordado. Quem sabe um dia escrevo um livro Ext JS modo hard abordando coisas mais avançadas.

Eu estava escrevendo um livro antes desse, mas aí surgiu essa oportunidade e não pude recusar! Mas no final do ano escrevo um livro em português, mas não será sobre Ext JS, esse só no ano que vem!

Pro pessoal que sempre pergunta: esse livro vai ficar disponível apenas em inglês, não vai ter tradução pro português. E explico de novo: não sou eu quem decido isso, o meu contrato com a editora é apenas para ser autora do livro, todas as outras decisões são eles que decidem. E não vai rolar tradução infelizmente.

E pro pessoal que reclama que não posto mais vídeos, eis aqui a minha desculpa. Tenho focado na escrita desse livro. Mas assim que terminar volto com as aulas.

O lançamento oficial do livro é apenas em Agosto de 2013, mas o livro já está disponível no modo RAW. À medida que vou escrevendo os capítulos, a editora já vai liberando pro pessoal ler. Até agora já tem 5 capítulos  e até o final de abril mais 4 capítulos serão liberados. E até o final de maio o restante é liberado. Essa é uma maneira bem legal, porque o pessoal pode ir lendo e já dando o feedback.

masteringextjs-chapters

Vou aproveitar também e já agradecer ao pessoal que já adquiriu o livro e já está dando feedback! Isso vai ajudar a melhorar muito o livro!

E falando nisso, o livro está à venda apenas no site da editora. Após o lançamento também fica disponível no site da amazon. Vou tentar importar algumas cópias como fiz com o primeiro livro.

Para quem quiser mais detalhes, eis o link da editora: http://www.packtpub.com/mastering-ext-javascript/book

Até a próxima!