Como se tornar um desenvolvedor iOS certificado pela Apple (Se Inscrever no iOS Developer Program - sem Fax!)

21 Jan 2013
3 mins read

Ei pessoal,

Postei no twitter que agora o processo para se inscrever no programa de desenvolvedores iOS da Apple está muuuito mais simples e fácil. E como algumas pessoas fizeram algumas perguntas, resolvi colocar tudo nesse post para ficar mais fácil! rs

ios-developer-program

Bem, ano passado eu fiz a inscrição para me tornar um developer iOS certificado pela Apple. Mas o processo era extremamente demorado e doloroso. Você fazia o cadastro, entrava com todos os seus dados, entrava com os dados do cartão do crédito e quando vc clicava no botão de enviar vinha aquela mensagem de que o seu país não tem um processo automatizado e você tinha que enviar um fax para a Apple (isso mesmo, um FAX!!!) com o formulário preenchido e aí demorava dias para receber a resposta.

Eu passei muita raiva com esse fax e gastei quase 50 reais para enviar vários faxes. Enviava, não recebia nenhum resposta da Apple em 2 semanas, enviava de novo, e assim foi por 5 meses. Sem contar as vezes que discava o número do fax e dava ocupado ou mensagem de que o número não existe. O fax internacional aqui perto de casa custa 8 reais e o número da Apple é dos EUA. Foi um saco e várias vezes pensei em desistir, mas um dia consegui. Tenho amigos que conseguiram naquela 1 semana que eles prometem, mas infelizmente não fui um desses contemplados! E se vocês pesquisarem na net, várias pessoas tiveram o mesmo problema que eu.

Esse processo todo manual para uma empresa que prega a inovação e que popularizou um telefone touch era de dar vergonha. Sério, FAX? Quem ainda usa isso hoje, quando se pode escanear uma folha de papel e enviar por email? Nem isso a Apple aceitava.

Enfim, eu precisava criar uma segunda conta mas estava com muita preguiça por conta desse processo doloroso. Foi quando no finalzinho do ano passado anunciaram que não precisava mais de fax, apenas de cartão de crédito. Então fui testar o novo método.

O processo é exatamente o mesmo, você acessa https://developer.apple.com/programs/ios/, preenche os seus dados, preenche os dados do cartão de crédito (precisa ter cartão de crédito internacional) e espera por 2 dias. Eu fiz o meu no dia 17 de janeiro (quinta feira da semana passada) e no dia 18 de janeiro (sexta) recebi os emails da apple. Sem dor e super rápido como prometido no site! O meu demorou apenas 1 dia!

Mas como se tornar um desenvolvedor certificado da Apple?

1 - Precisa usar o Mac OS X, ou seja, precisa ter um iMac, MacBook Pro, Mac Book Air ou Mac-mini. Quem usa Windows ou Linux não consegue criar apps para iOS. Existe a possibilidade de usar o que o pessoal chama de Hackingtosh, mas não testei e não sei se funciona.

2 - Tendo o Mac OS X, você instala o XCode que é a IDE de desenvolvimento da Apple. Você vai conseguir emular.

3 - Para testar no iPhone ou iPad, você precisa ter esse certificado da Apple que custa $99 dólares por ano (aprox. 200 reais por ano). Para enviar sua app para a App Store, também é preciso ter esse certificado.

Quem me conhece sabe que não sou muito fã de Objective-C, a linguagem usada para criar apps iOS nativas. Mas eu tenho o programa pois crio apps com Sencha Touch e apps híbridas com Sencha Touch e Phone Gap.

Bem, vamos ver como ficou o passo a passo agora:

Agora, para empresas, eu não sei ao certo o quanto mudou, só sei que é bem mais complicado.

Bem pessoal, é isso!

Até a próxima! :)