Erro no Tomcat e Eclipse: Cannot create a server using the selected type

02 May 2012
1 min read

Algumas vezes, quando deletamos alguma configuração de servidor do workspace ou se movemos o workspace de lugar (por exemplo, copy e paste em outro diretório ou outra máquina), criar um novo servidor Tomcat (com a mesma versão) pode ser um pouco chato, pois o Eclipse pode dar um erro de Cannot create a server using the selected type, como mostra a figura abaixo.

E neste caso, você só poderá criar um outro server de uma versão diferente.

Tive esse problema na semana passada, quando migrei meus arquivos para uma nova máquina no trabalho. Mesmo tendo copiado o workspace e a pasta do eclipse com todas as configurações, tive esse erro.

Vamos ver como corrigir esse problema.

Para resolver esse erro, siga os passos:

  1. Vá em Window–>Preferences–>Server–>Runtime Environments e faça um fiz do path do diretório do servidor.
  2. Agora vá no diretório do workspace (\workspace\.metadata\.plugins\org.eclipse.core.runtime\.settings) e renomeie ou delete o arquivo org.eclipse.jst.server.tomcat.core.prefs  (se for renomear, pode ser para org.eclipse.jst.server.tomcat.core.prefs.bak).
  3. Renomeie o arquivo  org.eclipse.wst.server.core.prefs para  org.eclipse.wst.server.core.prefs.bak (ou delete o arquivo). Este arquivo também se encontra no diretório \workspace\.metadata\.plugins\org.eclipse.core.runtime\.settings.
Pronto! Por precaução, restarte o eclipse e tente adicionar o server novamente!
Até a próxima! :)