Testando Aplicações ExtJS 4 com Siesta

27 Mar 2012
1 min read

Como desenvolvedor (a), sabemos que testes são muito importantes, pois além de confirmar (ou não) que uma funcionalidade está implementada corretamente, testes também nos dão um pouco mais de garantia, além de assegurar a qualidade do código.

O Jasmine é bem conhecido na área de testes para códigos escritos em JavaScript, mas quando estamos trabalhando com um framework, o código é um pouco mais complexo, e não queremos apenas testar e fazer asserts de valores, também queremos testar se o drag and drop está funcionando corretamente, além de outros recursos de componentes UI. Existe uma ferramenta que nos permite fazer esses testes de maneira bem simples e fácil, que se chama Siesta. O Siesta foi desenvolvido por uma empresa chamada Bryntum, e o dono dessa empresa é muito ativo na comunidade ExtJS.

O Siesta suporta fazer testes com componentes UI do ExtJS, como drag and drop, editor de grid e forms, load de grids, etc; além de também permitir testar funcionalidades da nova arquitetura do ExtJS 4: o MVC.

Além de ExtJS, o Siesta também oferece suporte a testes para JQuery e Node.js.

Eu estou usando essa ferramenta há algum tempo. Logo quando lançaram uma versão beta da ferramenta, a Bryntum me deu uma licença para testá-la (pedi gentilmente! #caradepau). Mas agora existem duas licenças: free e paga. Estou usando a versão free.

A ferramenta também permite a prática de TDD com ExtJS! Não é legal isso? :)

No screencast/vídeo abaixo explico um pouco sobre essa ferramenta e também faço um demo para demonstrar como é super bacana, além de explicar a diferença entra a versão free e paga.

Vimeo:

YouTube: http://youtu.be/x4np9VFvJTI

Slides:

Se você gostar do vídeo e quiser saber um pouco mais, como instalar a ferramenta, começar com os primeiros testes, deixe um feedback nos comentários desse post. Talvez possa até virar um novo curso online gratuito aqui no blog!

Até o próximo screencast! :)