Mercado de Trabalho TI: Vale a Pena Mudar para São Paulo?

31 May 2011
6 mins read

Ei pessoal,

Resolvi escrever um post sobre minha jornada profissional e a mudança que fiz do Espírito Santo para São Paulo. Recebi alguns emails pendindo para que escrevesse sobre isso, como é trabalhar em São Paulo e se vale a pena sair do interior do país para SP.

Já vou logo avisando que tudo o que está neste post é minha opinião pessoal, baseado na minha experiência, ok? Não é a verdade absoluta, e você tem todo o direito de discordar.

Bem, como alguns sabem, eu sou capixaba - Espírito Santo. Fiz faculdade em Vitória - ES, comecei a estagiar no segundo ano (4° semestre - ainda eram 8 horas/dia, não tinha essa mamata de 6 horas e férias), fiquei 2 anos no estágio e depois saí para uma oportunidade de emprego (CLT e todos aqueles benefícios) em Vitória mesmo.

Quando me formei, já estava com quase 1 ano trabalhando nessa outra empresa como CLT. Aí apareceu a oportunidade de fazer entrevista em um processo seletivo da IBM e topei. Afinal, entrevista não dói, é de graça e o máximo que vão fazer é te dar um "não". Fiz todo o processo seletivo por telefone. Quase 2 meses depois do ínicio do processo seletivo, recebi um telefonema dizendo que tinha passado. Isso foi numa quinta feira. Queriam que eu começasse na segunda. Pedi uma semana a mais, pois estava mudando de estado e precisava de tempo para organizar algumas coisas. 4 dias antes de começar na IBM, fui para Campinas (interior de São Paulo), com apenas uma mala de roupas. Logo depois minha mãe foi também com o resto das nossas coisas pessoais.Os móveis vendemos, pois não eram muito caros e não valia  a pena pagar a mudança de Vitória para Campinas. Só o frete ficava por 3k. Se fosse transportadora ia ficar muito mais caro.

Voltando a história, fiquei os 4 dias em Campinas por conta daquelas burocracias de contratação (exame médico, contrato, etc) e depois fui para uma pousada em Hortolândia, perto da IBM, onde comecei a trabalhar. Depois minha querida prima convidou para passar um tempo na casa dela, até que conseguisse um apartamento em Campinas (priminha, muito obrigada por isso, sou eternamente grata!). Arrumar apartamento em Campinas foi bem complicado, mas conseguimos arrumar uma apartamento de 1 quarto direto com o proprietário. Como não tínhamos móveis, compramos um colchão de ar no supermecado para dormir. Comecei a vida em Campinas literalmente do zero, só com as roupas que tinha. Tempos depois meu noivo (hoje meu marido) foi para Campinas também, casamos, e aí começamos a mobiliar o apartamento aos poucos.

Essa mudança realmente foi um perrengue, mas valeu a pena. Mas por que valeu a pena?

Como é conhecimento de todos, o estado que mais paga bem na área de TI no Brasil é São Paulo. Saí do Espírito Santo para Campinas para ganhar o dobro do que ganhava.

O custo de vida em Campinas é um pouco maior do que em Vitória, mas não é tanto assim, mas a qualidade de vida é muito superior do que em Vitória. O que mais mata nessas cidades maiores é o aluguel. :/

Mesmo assim valeu a pena, pois você ganha mais, vai gastar um pouquinho mais, mas vai sobrar mais também.

O problema de Campinas, assim como no Espírito Santo, tem um bendito teto máximo salarial (muito maior do que em Vitória, mas tem). Se você se torna um arquiteto de software em Campinas você vai ficar ganhando X pro resto da sua vida, a não ser que você passe para a área gerencial. Mas infelizmente tem esse teto. E esse valor/salário de arquiteto de Campinas você consegue facilmente como desenvolvedor java sênior em São Paulo.

Campinas -> São Paulo (capital)


Campinas fica apenas a 40-50 minutos de carro de São Paulo. Super perto. Saí de Campinas e me mudei para São Paulo por causa de salário também. Apesar de ser perto, a diferença de salário é muuuuito grande, e as oportunidades de crescimento são enormes em São Paulo. Muitas pessoas moram em Campinas e trabalham em São Paulo por isso, mas pessoalmente achei muito cansativo e achei que o valor que ia poupar (no aluguel) não valia a pena sacrificar a minha saúde (fiquei muito estressada e muito cansada).

São Paulo tem muita oportunidade, muito emprego. Difícil ver alguém da área desempregado. Tem gente que muda de empresa a cada 6 meses por um salário maior, ou seja, oportunidade é o que não falta (apesar de particularmente não achar legal ficar pulando de empresa assim).

Custo de Vida


E em São Paulo o custo de vida não é tão mais alto que Campinas. A única coisa que para mim ficou mais cara foi o aluguel (500 reais a mais - aluguel + condomínio + iptu), mas me mudei para um bairro muito melhor em São Paulo do que morava em Campinas. Tem tudo perto: supermecados, shopping, cinema, ônibus para qualquer lugar da cidade, etc (metrô - em breve). Aqui você acaba gastando mais com diversão também. Tem várias opções de entretenimento, barzinhos, trocentos shoppings, etc. Mas a qualidade de vida é bem melhor também. Campinas era um pouco mais sossegada, mais interiorzão.

Fazendo um comparativo de aluguel entre Vitória e São Paulo: Com 1K (condomínio e IPTU incluso) você consegue alugar um apartamento (ou casa) de 2 quartos em um bairro de classe média em Vitória. Em São Paulo, com 2k você consegue o mesmo apartamento em um bairro de classe média em São Paulo (capital). Se pechinchar bem em São Paulo, consegue um apartamento de até 3 quartos com esse preço. E apartamento aqui em Sampa já tem que ir olhar com a papelada na mão. Olhou, gostou, já fecha negócio. Quando estava olhando apartamento, 30 minutos depois já tinham alugado! Perdi 3 apartamentos com isso.

Pesquise!

O legal da minha jornada é que saí do ES, fui pra Campinas e depois para São Paulo. Isso ajudou a ganhar uma experiência legal antes de tentar ir para a "cidade grande", e também fui me acostumando com tudo isso.

Atualmente tenho um pouco mais de 5 anos de experiência com Java e um pouco mais de 2 anos morando no estado de SP. E sinceramente, eu nunca iria ganhar o que eu ganho hoje no ES na área técnica. Aqui em São Paulo consigo pagar as contas, comprar um eletrônico (de vez em quando) e ainda sobra um pouco para diversão ou para investir (carro, apartamento, etc). Não me arrependo nem um pouco de ter saído do ES (apesar de ainda ter saudades de lá).

Se você deseja sair do estado em que mora e vir para São Paulo, super legal. Aqui realmente é o lugar para crescer. Mas aconselho a ganhar um pouco de experiência primeiro, pois as empresas daqui demandam mão de obra qualificada, e a maioria já quer que você tenha experiência. Aquela coisa de recém formando ganhar 5k-10k em São Paulo é puro mito (pois é, ouvia isso bastante na faculdade). Não adianta vir com olho grande no salário, você vai crescendo e ganhando mais aos poucos. 5k-10k tem que ralar muito pra ganhar!

Aconselho também a procurar bem um emprego legal. Infelizmente algumas empresas se aproveitam que você é de um estado diferente e tentam tirar vantagem com isso (oferecendo um salário mais baixo, mas comparado ao salário do estado, é um valor bem maior). Tem que ficar de olho nisso. Geralmente as empresas pedem uma pretensão salarial, é legal que você fale um valor (mas não vai enfiar a faca também, faça uma pesquisa e veja quanto estão pagando em média, senão seu currículo vai ser recusado por estar pedindo muito).

Pesquise e pense  bastante antes de se mudar. Olhe preço de aluguel (geralmente é no que você mais vai gastar). De preferência relativamente perto do trabalho - ou em alguma região que tenha fácil transporte.

Bem, essa foi minha experiência e algumas das minhas opiniões.

Espero que ajude alguém! :)

Até a próxima!