JavaOne Brasil 2010: Review do Segundo Dia

14 Dec 2010
3 mins read

O primeiro dia do JavaOne Brasil 2010 foi show, você pode conferir a review aqui. Neste post vou falar o que eu fiz no segundo dia do evento.

Fiquei hospedada no hotel Formule 1 do Morumbi e desci para tomar café às 8 horas da manhã. Saímos do hotel eram 9 horas, e pegamos o trem na estação Morumbi até a estação Santo Amaro (tinha gente pagando 30 conto de taxi todos os dias, o trem custava apenas R$ 2.65 por trecho, ou seja, uma economia muito boa!).

O evento estava previsto para começar às 9, mas teve alguma mudança na agenda e começou às 10:15. Isso deu um tempo pra gente dar uma volta nos estandes do Oracle Open World e pegar algumas canetas e outros brindes de souvenir.

Perto das 10:15h fomos para o lounge do JavaOne. As filas para as palestras/tracks estavam enoooormes, como pode conferir na foto abaixo:

Aliás, essas filas enormes e salas super pequenas (acho que a capacidade era de aproximadamente 100 pessoas sentadas) deu o que falar no segundo dia. O pessoal estava revoltado e xingou reclamou muito no twitter! Eram 4 palestras paralelas por vez, e se fizer as contas, metade do pessoal não conseguiu assistir. Não tinha nem espaço pra sentar no chão.

A primeira eu não consegui assistir, então ficamos no lounge batendo papo com o pessoal:

Depois fui uns 15 minutos antes pra fila para poder ver a palestra do Arun Gupta, guru do JEE - Novidades do EJB 3.1:

Depois da palestra do Gupta fui para o almoço dos JUG Leaders no Hotel Transamérica - por conta da Oracle, que nos agradeceu por todo o tempo e trabalho dedicado ao JUG - muito obrigada!

Depois do almoço eu desisti de ver as palestras e fiquei no lounge com o pessoal da Oracle. Além das aulas de português, também mostramos lugares bonitos para se visitar no Brasil. Eles gostaram bastante!

Além do bate papo, o pessoal da Oracle US e Oracle Brasil (organização) estava ralando muito para montar uma nova agenda e tentar trocar as palestras para um local maior (graças ao feedback do pessoal no twitter e do pessoal que ia falar com eles). Foi difícil e bem complicado, tiveram que passar por cima do pessoal da Oracle OpenWorld pra conseguir, mas tudo deu certo no final!

Outro ponto que deu o que falar foi a promoção de retake da Oracle. Todos sabem que quando a Oracle comprou a SUN, acabaram com as promoções de retake, mas o pessoal da área de educação SUN que virou Oracle batalhou bastante e finalmente conseguiram a promoção de volta! Se quiser mais detalhes, publiquei no site do CampinasJUG: http://www.campinasjug.org/2010/12/oracle-promocao-de-vouchers-com-retake/

O folder que entregaram (compensa "matar" algumas palestras, não entregaram esse folder para todos, apenas para os que estavam no lounge! :))

Depois que saímos do evento, fomos para o Shopping Market Place, no Morumbi para um happy hour. Queríamos ir no Outback, mas o tempo de espera era em torno de 2 horas. Sem chance! Pedimos informação ao pessoal do shopping se tinha algum outro barzinho legal por lá e nos indicaram o Braugarten, uma choperia alemã - o legal desse lugar é que o happy hour é em dose dupla para drinks e chopp e é até o bar fechar!

Depois de fazer meu foursquare no bar, o pessoal do GOJava viu no twitter e resolveu ir pra lá também junto com o pessoal da GlobalCode: Viu como foursquare pode ser útil? :)

Um extra-evento: descobri um drink maravilhoso! Chama-se espanhola! É vinho + abacaxi + leite condensado. Uma delícia! É bem fraco de álcool. Já falei que é uma delícia?

Voltando ao happy hour, a Yara deu algumas dicas para gente em relação à carreira e ela falou uma outra coisa que eu ainda não tinha parado para pensar: "Se você ficar só vendo palestra, você não aproveita o evento!". E é pura verdade! Nesse JavaOne assisti a pouquíssimas palestras e aproveitei muuuuito pra fazer networking, e o evento pra mim foi 10! Agora sempre vou repetir esse protocolo, ou seja, escolher algumas palestras que quero muito assistir e aproveitar o resto do tempo para conhecer o pessoal, fazer networking mesmo! Valeu Yara pela dica! :)

Se quiser conferir as fotos do segundo dia: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625561961028/

Amanhã tem review do terceiro dia de JavaOne Brasil 2010!