[Pessoal] Diário de Bordo - Maio

02 May 2010
2 mins read

Me deu vontade de escrever este post para fazer um update do que está acontecendo no momento e para dizer o porquê de estar meio sumida no último mês.

Nas últimas semanas, tenho trabalhado mais com manutenção de um projeto e estou participando da fase de elaboração de um novo projeto, com direto a Scrum, etc. A parte mais divertida disso tudo são as reuniões de planning poker! Estou tendo muitas reuniões e está sobrando pouco tempo para trabalhar (leia: codificar), e com isso, pouco tempo para estudar coisas novas no trabalho e conseqüentemente postar coisas novas aqui no blog. Ainda está meio incerto, mas provavelmente deve vir um terceiro projeto na minha mão. E detalhe: projetos só com um desenvolvedor, neste caso, euzinha. Meu foco agora está totalmente no trabalho e tentar estudar ainda mais para melhorar.

Estou estudando alguns componentes novos no ExtJS (novos no sentido de nunca ter usado antes) e estou estudando Spring 3 e REST. Tem um problema que estou um pouco mais de um mês tentado resolver com ExtJS e Spring 3, e isso está tirando meu sono.

Tenho alguns projetos de exemplo prontos, mas está faltando tempo para escrever o tutorial e postar nos blogs (loiane.com e loianegroner.com).

Comecei a estudar Ruby de verdade. Antes sempre lia artigos, tutoriais para tentar ficar por dentro, mas nunca coloquei a mão na massa de fato. Agora comecei a ler o livro The Ruby Programming Language e estou praticando aos poucos.

Claro que a vida não se resume somente a trabalho, certo? Também estou lendo Percy Jackson - The Lightning Thief. Meu esposo (que é devorador de livros) acompanha a série desde que publicaram o primeiro livro aqui no Brasil, e agora eu comecei a ler em inglês, para aprender mais vocabulário. Por se tratar de um livro infanto-juvenil, a linguagem é bem tranquila para ler em inglês.

Tenho adotado a prática de comprar livros não técnicos em inglês agora. Primeiro que são mais baratos do que os traduzidos para o português. Segundo porque tô aprendendo muito com a leitura. Não olho no dicionário quando não sei uma palavra. Leio mais um pouco para tentar descobrir o significado no contexto. Se a palavra aparecer mais de uma vez e mesmo assim que não entender, aí pesquiso num dicionário em inglês mesmo, não faço tradução. Isso tem me ajudado muito. Falando nisso, esse ano já li 6 livros não técnicos em inglês, que são os da série House of Night (pode zuar, eu não ligo! rs). A linguagem é ótima para aprender, tem bastante gírias. Semana passada lançaram o sétimo livro e já encomendei o meu na amazon!

Falando em inglês, também virei professora voluntária de inglês básico numa igreja aqui de Campinas. Uma irmã da igreja me convidou e já tem quase 2 meses que dou aula uma vez por semana. Está sendo uma experiência muito legal, principalmente porque a aula é no domingo, e ver adolescentes na sala querendo aprender algo em pleno domingo, simplesmente não tem preço! Vejo que ainda há esperança neste país.

Bem, é isso. Como toda mulher, estou tentando conciliar casa, cachorro, trabalho, família, atividades extras e vida pessoal. Já trabalho faz uns 4+ anos e nunca tirei férias. Tirar um tempo para relaxar também não faz mal a ninguém. Bom que depois volto com muita vontade de escrever para o blog e com tutoriais fresquinhos!

:)