Retrospectiva 2009

28 Dec 2009
4 mins read

2009 foi um ano de muitas bençãos na minha carreira profissional. Espero que 2010 continue abençoado, e cheio de conquistas maravilhosas.

Aqui vai um resumo e meus planos profissionais para 2010. Bom que fica tudo registrado, assim poderei me cobrar no final de 2010! :)

Bem, em janeiro decidi criar esse blog, influenciada por alguns amigos blogueiros. Esse blog surgiu na idéia de fazer um log de tudo que estudo, com o objetivo de não ter que ficar estudando tudo de novo (se no futuro precisar, aí só voltar aqui e relembrar). Além do log de tutoriais, também fiz um log das notícias que julguei importante para mim.

Fiquei muito feliz ao longo do ano, pois as visitas do blog aumentaram muuuito, e comecei e receber comentários e emails carinhosos. Fiquei feliz porque o conteúdo que publiquei aqui, além de me ajudar, também ajudou/ajuda outras pessoas! Não existe coisa melhor do que ter um retorno positivo do esforço que você faz.

A primeira série de post que fiz foi sobre XML, e até agora, a mais comentada e elogiada aqui no blog! Muito obrigada a todos!

Ainda preciso unir todos esses posts em um pdf, tá na minha lista TO DO!

Em março, me mudei de Vitória - ES para Campinas - interior de São Paulo, por conta de uma proposta de trabalho na IBM de Hortolândia. Um dos meses mais feliz da minha vida, pois esse era um dos meus sonhos.  Essa proposta me fez ver que com esforço, dedicação e muita força de vontade, a gente pode realizar muitas coisas! Com a mudança de cidade, mais 10 kilos na balança também (que ainda não consegui perder =/)!

Me tornei embaixadora do IBM Academic Initiative em abril, e a série sobre XML rendeu um mini-curso.

Desque que entrei na IBM, aprendi várias coisas novas. E isso me deu a oportunidade de fazer novos posts. Para meu primeiro projeto, aprendi Spring, ExtJS (principalmente o componente DataGrid), JQuery, iBatis (concorrente do Hibernate),  algumas ferramentas da Rational, além de ter melhorado meu inglês pra caramba! Aqui no blog, foquei mais em Spring + Extjs + JSON. Eis os posts:

Comecei a aprender Git também, após fazer minha conta no GitHub - nova modinha nerd para compartilhar código:

Publiquei alguns outros posts sobre carreira também, além de um tutorial sobre como instalar My SQL:

Além de outros posts, que você pode conferir a lista aqui.

No total: 100 posts publicados - 101 com esse,  10 posts ainda tem em modo rascunho (fica pra 2010 - além de mais 5 sobre Spring security - estudei nesse fim de semana do Natal - também pra 2010).

Comecei também meu blog em inglês (http://loianegroner.com) - para treinar mais a língua inglesa - minha conversação técnica ainda precisa melhorar bastante - são muitos termos!

Projetos e metas para 2010:

Bem, é isso!

Um Feliz 2010 e um ano cheio de realizações maravilhosas para todos nós!