Minha aventura: Sun Tech Days 2009

10 Dec 2009
5 mins read

Terça feira (8) fiquei muito desapontada. Tentei ir ao Sun Tech Days em São Paulo, mas não consegui, quer dizer, não me deixaram chegar até o evento.

Pois bem, vou começar:

Querido diário blog, acordei na terça feira às 4:40 da madruga para me arrumar para ir ao Sun Tech Days. Saí de casa às 5:50 com destino à rodoviária de Campinas. Embarquei no ônibus às 6 horas com rumo à São Paulo. Tempo previsto de viagem (com direito a um pouquinho de trânsito até o terminal Tietê): 1:30 horas, ou seja, deveria ter desembarcado em São Paulo às 7:30, e com metrô e taxi até o lugar o evento, ter chegado no máximo às 8:30 (tempo limite para concorrer ao almoço com o James Gosling, pai do Java).

O motorista do ônibus não faz o trecho Campinas - São Paulo, então ele não recebeu um número de protocolo da viagem, o que significa que ele não poderia pegar passageiros no meio do caminho, apenas àqueles que embarcaram na rodoviária. "Viagem direta para São Paulo" - disse o motorista. Uhuu, vou chegar mais cedo ainda, eu pensei.

Quando ando de ônibus, geralmente durmo, acordei às 7 horas e ainda estávamos na Bandeirantes (rodovia de acesso à São Paulo) - meia hora até chegar até a rodoviária. Passaram-se 15 minutos e vimos os carros parados na rodovia, faltando 15 Km para chegar à Marginal Tietê. Pensei que devia ser o trânsito normal, afinal, é horário de pico, tem trânsito mesmo.

7:30 - não andamos nem 500 metros. Comecei a ficar preocupada - tudo bem que ia perder a chance de almoçar com o Gosling, mas pelo menos queria chegar no keynote dele às 10 horas.

9 Horas - mais 500 metros. MUITO preocupada. O pessoal do ônibus começou a ligar para os parentes que moram em sampa para perguntar o porquê do trânsito: rio Tietê transbordou e alagou vários pontos da Marginal. Ninguém entra ou sai de São Paulo.

Sintonizei na rádio: Marginal Pinheiros totalmente parada, os carros com os motores desligados. Marginal Tietê: totalmente parada. Rodovia Anhanguera: totalmente parada. Rodovia dos Bandeirantes: totalmente parada.  O cara da rádio pediu para os motoristas riscarem a Anhanguera e a Bandeirantes do mapa. Minha situação: DESESPERADA!

chuva_sp_02

11 horas - ainda na Bandeirantes, faltando ainda 10 Km até a Marginal Tietê. Perdi o keynote do Gosling (e único em todo o evento) - perdi meu dia! Possibilidade levantada no ônibus: voltar para Campinas assim que chegasse o próximo retorno - já que não tinha como entrar em São Paulo. Problema: dos 40 passageiros do ônibus, 4 não queriam voltar - queiram nadar! Depois de quase 15 minutos argumentando com eles, consegui fazer com que concordassem em voltar (pelo menos consegui colocar me prática um pouco do meu lado de liderança - um ponto positivo da viagem).

Meio dia - eita retorno que não chega! Tava tenso mesmo! Detalhe: o ônibus não tinha sanitário, e já estava á 6 horas dentro do ônibus, minha bexiga me matando! Solução: arbusto! Pulei o murinho na beira da pista e fui atrás de um arbusto mesmo (com um pouco de público, mas que se dane, eu pensei). Nessas horas queria ser homem viu! Ainda bem que tinha gel anti-séptico da Victoria Secrets na minha bolsa! hehehe

12:30h - Finalmente o bendito retorno chegou. Mas quando chegou no retorno, liberaram a Marginal Tietê e o trânsito começou a fluir. O motorista resolveu continuar, já que tinha essas benditas 4 pessoas que queriam continuar até a rodoviária. No caminho até a rodoviária, o motorista não conseguiu mais andar, pois tava tudo alagado. E a notícia: cancelaram todas as passagens para Campinas. Ou seja, deixou os 4 doidos ali mesmo, pois não tinha como continuar e voltamos. Fazer o que? Não iria arriscar a ficar atolada, e nem ter como voltar para casa depois.

13h - Voltando para Campinas.

14 horas - sem nehum trânsito, chegamos à Campinas.

Saldo do dia 1: 7 horas para chegar até São Paulo - 1:30 em dias normais. 8 horas totais dentro do ônibus, sem banheiro, sem café da manhã, sem nenhum biscoito na bolsa. Já passando mal (pressão baixa). Devorei um sanduíche do Bobs mesmo - na rodoviária, parecendo que não comia à 1 semana - e com medo de desmaiar por causa da minha pressão.

Saldo do dia 2: curso intensivo para Zen Budista. Curso completo e intensivo de paciência - para quem não me conhece, não sou a pessoa mais paciente do mundo (ainda trabalhando essa parte).

Saldo do dia 3: prejuízo de 200 reais: o único motivo de eu querer ir ao Sun Tech Days era o James Gosling. Perdi a oportunidade de conhecer ele.

Saldo negativo 4: perdi todo meu planejamento (e eu ODEIO quando isso acontece). Paguei a inscrição para o evento em Outubro, me planejei para ir desde Outubro, trabalhei nos feriados de Novembro só para poder ir nesse evento! Fiquei muito p da vida, mas muito TRISTE mesmo. Além do trauma de ir para São Paulo. Vou ficar sem ir para lá um bom tempo!

Sei que teve gente que perdeu a vida (6 mortos no total); pessoas que perderam a casa/comércio. Realmente é muito triste tudo isso - os 200 reais e o dia que perdi não se comparam com isso.

O mais triste ainda é ver o prefeito de São Paulo dizer que a chuva teve seu lado bom: viu que precisa investir mais (isso pq ele deve andar de helicóptero, né?). E ainda a notícia que o que causou o transbordamento do rio Tietê foi a falha nas bombas que tiram água do Tietê e passa para o rio Pinheiro, que tira água deste e passa para uma represa (ou algo do tipo) - e no mesmo dia - o jornal Estado de São Paulo publicou que o prefeito apenas investiu 10% do dinheiro destinado à essas obras. Muita cara de pau pro meu gosto. Já que perdi o que eu queria no evento, resolvi trocar os meus documentos na quarta - transferir meu título de eleitor. Vou levar tudo isso em consideração no ano que vem!

E de agora em diante, prefiro ver as notícias de engarrafamento em São Paulo apenas nos sites de notícias e pela televisão. Fazer parte da notícia, não, obrigada!