IV EJES: Eu Fui!

29 Oct 2009
4 mins read

Demorou, mas finalmente terminei meu resumo do IV EJES!

No dia 17 de outubro de 2009, aconteceu o IV EJES (Encontro de Java do Espírito Santo), na UVV, em Vila Velha - ES.

IV EJES 2009 - ESJUG_01

Nós, da organização do ESJUG, tivemos que suar a camisa para que o evento realmente fosse realizado. No final deu tudo certo, e o evento foi um sucesso! :)

Este ano, o EJES contou com a presença de profissionais java de renome nacional, o que enriqueceu muito o evento. André Lima, Paulo Jeveaux, Rafael Carneiro, Bayron Thiengo Quinelato, Loiane Groner e Paulo Silveria compartilharam um pouco de seus conhecimentos com os participantes presentes.

O André Lima foi o primeiro a palestrar, com o tema "Aprendendo sobre NoSQL na prática com Grails e CouchDB". Por uma falha de digitação no seu "HackinTosh", acabou deletando o código e teve que fazer tudo ao vivo (com algumas Exceptions, é claro). O Jeveaux e o Carneiro brincaram a respeito disso em suas respectivas palestras; mas eu esqueci de zoar o André na minha! rs

IV EJES 2009 - ESJUG_02

Depois foi a vez do Paulo Jeveaux, que falou sobre "Turbinando sua aplicação com Lucene". Muito interessante a palestra, não conhecia nada sobre esse tema.

IV EJES 2009 - ESJUG_03

A terceira palestra foi a do Rafael Carneiro, como tema "JavaEE? Para onde você está indo? Conheça, compare e saiba como escolher o melhor framework web". Como todo cearense, fez todo mundo rir com suas piadas e brincadeiras. Escolheu uma pessoa da platéia que só tinha conhecimento web em servlets (puro) para demonstrar a facilidade de um framework web brasileiro, o VRaptor, e acabou me convencendo que também preciso aprender esse framework, de tão fácil que é de trabalhar, além de ser muito produtivo. Carneiro também frizou algo muito importante na sua palestra: "cada vez que alguém usa o Struts, uma foquinha morre!". Essa foi a primeira vez que assisti a uma palestra do Carneiro.

IV EJES 2009 - ESJUG_05

Pausa para o almoço, galera se reuniu na shopping Praia da Costa para uma saudável refeição no BK e algumas brincadeiras... hihi

De volta à UVV, Bayron deu continuidade ao evento com a palestra "Desenvolvimento de aplicativos móveis com Java ME". Além de apresentar alguns conceitos sobre o tema, falou também sobre o mercado brasileiro voltado para Java ME.

IV EJES 2009 - ESJUG_06

Depois foi a minha palestra: "Ajax de primeira com ExtJS + JSON no seu Spring". Fiquei mega nervosa quando comecei a apresentar, senti meu rosto queimar. Foi a primeira vez que palestrei em um evento de maior porte. Antes, só tinha palestrado em faculdade e salas de aula. Apesar de parecer que as duas coisas são iguais, são bem diferentes, o peso da responsabilidade é bem diferente. Alunos são mais tranquilos para falar, pois ainda estão em um processo de aprendizagem. No EJES tinha alguns profissionais já experientes, além da presença do Jeveaux, Carneiro e Silveira, que são uma "espécie de super palestrantes", e é lógico que não queria fazer feio lá na frente, principalmente na frente de profissionais por quem tenho profunda admiração.

IV EJES 2009 - ESJUG_07

E por último, para fechar o IV EJES com chave de ouro, teve a palestra do Paulo Silveria, que falou sobre "Persistência Java: Programando com SQL, Hibernate e BDs não relacionais". Mostrou a evolução dos BDs e vários tópicos interessantes, com muita descontração, familiaridade e didática.

IV EJES 2009 - ESJUG_09

Esse evento foi bem diferente para mim, primeiro, porque não assisti às palestras como uma simples ouvinte, mas sim como uma aluna novata. Ficava bem atenta a como os palestrantes se comportavam, e como desenvolviam suas palestras.

Não preciso falar muita coisa sobre o Jeveaux, pois já tive a honra de trabalhar com ele e me ensinou muita coisa sobre java. É um profissional por quem tenho muuuuita admiração desde que comecei a minha carreira.

O Carneiro, não sei se é porque o cabra é cearense, ele deixou todos muito à vontade com sua palestra. É bem descontraído e engraçado, além de dominar o assunto.

Eu nem sei o que falar do Silveira. Já tinha assistido outras palestras dele em outros eventos, mas essa foi diferente (como já citei). Ele tem uma didática incrível, é bem animado, sabe prender a atenção das pessoas.

Vou treinar bastante até o ano que vem, e espero ter a oportunidade de participar novamente.

IV EJES 2009 - ESJUG_13

E olha a sortuda que ganhou o playstation 2, sorteado no final do evento:

IV EJES 2009 - ESJUG_12

Uma novidade neste EJES: o lançamento da nova logomarca do ESJUG! Ficou bem mais bonitinha a nova! :)

esjug_versaoFinalBold

E também não poderia deixar de rolar um "rock" (balada) depois do evento. Pessoal da organização se reuniu no Fuel Station, no triângulo, na Praia da Canto, para uns comes e bebes. Madrugada bem divertida! :)

Resumindo tudo: me sinto muito honrada por ter tido a oportunidade de participar e palestrar em um evento como o EJES. Não perdi o EJES em nenhum ano, desde 2005, quando a primeira edição foi junto ao V ERI, na UFES.

Quem quiser conferir mais fotos, segue o link: http://www.flickr.com/photos/esjug/sets/72157622625655036

Também tem um resumo do evento no site do ESJUG. Passem por lá e baixem todas as apresentações!

E se você tirou mais alguma foto no evento, compartilhe com a gente!

E até o próximo EJES - V EJES!
:)