Como o Linkedin pode te ajudar a conseguir um emprego

10 Aug 2009
4 mins read

linkedin_loiane

Em março deste ano, o UOL Tecnologia fez uma matéria sobre como as redes sociais ajudam pessoas que estão procurando emprego:

O velho ritual de pesquisar vagas em jornais e agências de emprego ainda vale, mas a agilidade da rede e sua capacidade de conectar pessoas de diferentes lugares faz da internet uma terra de oportunidade para quem procura ou oferece trabalho.

De vez em quando aparece uma notícia como essa falando como as redes sociais podem ajudar uma pessoa a conseguir um lugar no mercado de trabalho. E algumas também falam sobre o que não fazer, e quais comunidades não se deve participar, etc.

Como o próprio título já diz, o foco deste post é no Linkedin.

O Linkedin foi fundado em 2003, nos EUA, e é uma das redes sociais que mais crescem no mundo. É uma rede social diferente porque foi criado exclusivamente para relacionamentos profissionais. A página do perfil é um currículo online. No Brasil e no mundo diversas empresas já aceitam o currículo exportado pelo próprio serviço.

Vou então, listar algumas dicas importantes para melhorar a sua reputação online:

Quando foi montar seu currículo, baseie-se nas informações do Linkedin, como por exemplo, em informações pessoais. Repare que o Linkedin não quer saber a rua onde você mora, o número da sua identidade ou CPF. Restringe-se apenas a informações profissionais e que interessam.

Mas qual é a razão para eu falar sobre isso?

Calma, não estou sendo paga para fazer progradanda do serviço! rs Tenho uma razão para isso.

Essa semana recebi um pedido de conexão de uma pessoa que não conhecia (o próprio Linkedin sugere que você se conecte apenas a pessoas que você conheça). Olhei o perfil dessa pessoa e vi que tínhamos alguns contatos em comum, e este perfil também era interessante. Resolvi aceitar. No outro dia, recebo um email dessa pessoa, me oferecendo um emprego e, caso não tivesse interesse na vaga, se podia indicar um colega com o perfil.

Essa não é a primeira vez que isso acontece no Linkedin, na verdade, é a terceira vez, e em menos de 1 ano.

Isso prova que as empresas realmente estão de olho nas redes sociais, e principalmente naquelas que são voltadas para o perfil do profissional. Na semana passada mesmo publiquei um post sobre a IBM, que está procurando novos talentos na própria e recente rede social, o my Developerworks.

As oportunidades estão aí para todos. Então vamos usar as ferramentas e serviços que estão disponíveis para nosso próprio benefício!

Se você ainda não tem um perfil, cadastre-se! Completar o seu perfil pode levar algum tempo, começe pelas informações mais básicas e depois preencha os detalhes.

Se quiser trocar uma idéia, fique à vontade!

Um perfil profisisonal na rede pode te ajudar, e muito!