Livro: The Adventures of an IT Leader

23 Jun 2009
2 mins read

Comprei esse livro no meio desse mês e estou na metade. Não consegui me segurar pra escrever antes de acabar de ler o livro.

adventuresofantileader

O livro conta o dia a dia de Jim Barton, que foi promovido a CIO de uma empresa de TI, mas não entende nada sobre o assunto. O livro se propõe a discutir o verdadeiro papel do gestor de TI e como ele pode utilizar sua equipe para, realmente, fazer a diferença em uma organização.

Particularmente, estou adorando o livro. Uma mistura de história com fatos e eventos relacionados a TI. Muito bom para quem quer ler um livro de TI, mas não um livro totalmente técnico.
Estou aprendendo muita coisa sobre gerenciamento, principalmente porque esta não é a minha área, e está me ajudando a entender mais como realmente funciona uma empresa, seu gerencimento, e os motivos de alguns gerentes tomarem certas decisões.

Recomendo para quem tem empresa, pra quem trabalha com TI e não é gerente, e para os gerentes de TI. O livro é muito bom, vale a pena ler, além do livro sem bem bonito e ficar lindo na estante depois (na capa tem as letras do Indiana Jones).

Ainda não tem tradução para o português, pois foi lançado no final de maio deste ano, pela Harvard Business Press, para o mercado americano.

Está à venda na Amazon e na Livraria Cultura (encomenda). Comprei o meu na Cultura numa sexta e na segunda já chegou. Acho que dei sorte mesmo! rs

Perfil dos autores do Livro (por http://cio.uol.com.br/)

Autor de diversos livros sobre transformação de negócios, Richard Nolan atua como professor da Foster School of Business da Universidade de Washington e professor emérito da Harvard Business School nas disciplinas de pesquisas estratégicas e liderança em TI.

Robert Austin, que atuou como gestor de tecnologia da Ford nos Estados Unidos, é atualmente responsável pela área de criatividade gerencial e inovação na universidade Copenhagen Business School (da Dinamarca) e atua como professor associado na área de tecnologia e gestão de operações da Harvard Business School.

Shannon O´Donnel, por sua vez, é Ph.D. da Copenhagen Business School e ganhou notoriedade por conta de de uma pesquisa para a Centre for Art and Leadership (área da universidade dinamarquesa) sobre inovação em indústrias criativas e a tecnologia aplicada nos processos de colaboração.

Quem quiser conferir algumas páginas antes de comprar, pode ler algumas páginas pelo Google Books.

Até a próxima!

:)