Entrevista para o Jornal A Tribuna Jan/2010: Profissões em que Sobram Vagas de Emprego
Na última de semana de janeiro tive a honra de conceder mais uma entrevista para o jornal A Tribuna - vendido no Espírito Santo, meu estado natal - sobre mercado de trabalho na área de TI.
A reportagem fala sobre os profissionais que são difíceis de achar, o que fazer para se destacar no mercado. Tem uma outra página também sobre quais são as profissões mais procuradas e qual o salário médio destas.
Foi matéria de capa do jornal do dia 31 de janeiro de 2010, e matéria chefe do caderno de economia do jornal.
A entrevista que dei foi sobre como está o mercado de trabalho na área de TI; na matéria destaquei a importância do profissional que possui inglês. Outro ponto foram as atividades extras durante a graduação, que podem ajudar a alavancar a sua carreira.
Agradeço mais uma vez à coordenação de computação e ao núcleo de comunicação da Faesa pela indicação para participar da matéria.
[slideshare id=3116685&doc=no31011034-100209133140-phpapp02&type=d]
Aproveite as oportunidades
Aproveito o post para deixar algumas dicas para aqueles que fazem faculdade. Quase todas as oportunidades que tive nos primeiros 3 anos de carreira foi a faculdade que proporcionou de alguma forma:
- Meu primeiro estágio foi pela indicação do coordenador do curso;
- convite para participar da Maratona de Programação - fomos pra final nacional (primeiro time capixaba a conseguir isso), o que rendeu propaganda no site da faculdade e propaganda nos dois jornais do estado (isso nos deu bastante destaque na faculdade)
- saí do estágio para o primeiro emprego, indicação de um colega de monitoria
- algumas outras matérias para o jornal e no próprio site da faculdade
O que estou querendo dizer é: a faculdade apenas não nos fornace parte do conteúdo que precisamos saber para começar nossa carreira. O seu networking começa na sala de aula, com seus futuros colegas de profissão, que poderão te ajudar a conseguir um emprego depois. Os professores não são apenas professores, podem se tornar amigos, que também te ajudam fora da sala de aula (e até participam da cervejada!). E essa parceria não precisa terminar quando você se formar!
Aproveite também os eventos na sua área! São ótimos para conhecer novas pessoas e trocar idéias com os mais experientes.
São as pequenas coisas, que às vezes nem damos a devida importância, que fazem muita diferença na nossa carreira!
Até a próxima!