Todos os projetos do blog agora no GitHub

09 Oct 2009
4 mins read

octocat_happy

Pois é pessoal, também aderi à "moda" nerd de compartilhar meus códigos no GitHub. Já tinha feito o cadastro em março, mas deixei em stand by até agora.

Hã? GitHub? O que?

Bem, vamos começar com a definição de Git primeiro. De acordo com o wikipedia:

Git é um Software Livre para controle de versão distribuído. Git foi inicialmente criado por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux (kernel). O objetivo do Git é atender os requisitos do modelo de desenvolvimento do kernel, tais como desenvolvimento distribuído, manipulação de grandes conjuntos de arquivos, operações de junção (merge) complexas, rapidez, etc.

Cada diretório de trabalho Git é um repositório com todos os históricos e habilidade total de controle das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central.

Vários projetos de software agora usam Git para controle de versão, exemplos notáveis como Kernel do Linux, Servidor X.org, Qt(toolkit), Um laptop por criança(OLPC) desenvolvimento do núcleo, e a ferramenta de trabalho web Ruby on Rails.

O design do Git foi inspirado por dois outros sistemas de versionamento: BitKeeper e Monotone. O Git foi criado originalmente apenas como um mecanismo de baixo nível, que outros poderiam usar para escrever front-ends.

Com a modernização e o advento do GitwebitWeb[3], esses front-ends, como o Cogito, tornaram-se obsoletos (atualmente deprecated em várias distribuições Linux)

Entretanto, o projeto principal do Git acabou virando um sistema de controle de versão completo, que pode ser usado diretamente. Hoje em dia, vários projetos de alto nível já usam o Git para controle de versões, destacando-se entre eles o kernel Linux.

O atual responsável pela manutenção do projeto é Junio Hamano. Liberado sob a licença GPL, o Git é software livre.

Muitos dizem que o Git é uma versão melhorada do CVS e do SVN.

E o GitHub, o que é então?

Recorrendo mais uma vez ao wikipedia:

GitHub é um Serviço de Web Hosting Compartilhado para projetos que usam o controle de versionamento Git. É escrito em Ruby on Rails pelos desenvolvedores da Logical Awesome (Chris Wanstrath, PJ Hyett e Tom Preston-Wernder. O GitHub possui planos comerciais e gratuitos para projetos de código aberto.

Este site possui funcionalidades de uma rede social como feeds, followers, wiki e um gráfico que mostra como os desenvolvedores trabalham as versões de seus repositórios.

O GitHub também possui um serviço tipo pastebin chamado gist.github.com/ Gist.

Git é um Software Livre para controle de versão distribuído. Git foi inicialmente criado por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux (kernel). O objetivo do Git é atender os requisitos do modelo de desenvolvimento do kernel, tais como desenvolvimento distribuído, manipulação de grandes conjuntos de arquivos, operações de junção (merge) complexas, rapidez, etc.Cada diretório de trabalho Git é um repositório com todos os históricos e habilidade total de controle das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central.Vários projetos de software agora usam Git para controle de versão[1], exemplos notáveis como Kernel do Linux, Servidor X.org, Qt(toolkit), Um laptop por criança(OLPC) desenvolvimento do núcleo[2], e a ferramenta de trabalho web Ruby on Rails.O design do Git foi inspirado por dois outros sistemas de versionamento: BitKeeper e Monotone. O Git foi criado originalmente apenas como um mecanismo de baixo nível, que outros poderiam usar para escrever front-ends.Com a modernização e o advento do GitwebitWeb[3], esses front-ends, como o Cogito, tornaram-se obsoletos (atualmente deprecated em várias distribuições Linux)Entretanto, o projeto principal do Git acabou virando um sistema de controle de versão completo, que pode ser usado diretamente. Hoje em dia, vários projetos de alto nível já usam o Git para controle de versões, destacando-se entre eles o kernel Linux.

O atual responsável pela manutenção do projeto é Junio Hamano. Liberado sob a licença GPL, o Git é software livre.

Ou seja, é uma espécie de  rede social para compartilhamento de código.

Achei bem interessante, e com certeza é mais uma oportunidade para ajudar a quem está procurando por um emprego, já que algumas empresas já até estão pedindo o seu username no serviço. Facilita o processo, pois já dá pra ter uma prévia do tipo de código que a pessoa produz ou ver em quais projetos está envolvida.

É um serviço interessante também para compartilhar trabalhos acadêmicos.

Bem, agora que você já sabe de tudo isso, segue o link para meu perfil: http://github.com/loiane

Lista dos projetos do blog no GitHub

Os projetos do blog já estão todos no serviço. Segue a lista (link do post + link do repositório no GitHub)

Esta lista também está disponível na página "Projetos GitHub". Toda vez que postar um post aqui no blog que contenha um projeto, atualizo essa página. Vai ficar como um index dos projetos do blog.

Gostaria de agradecer ao @LucasTex pelas dicas que me deu no twitter! :)

E em breve, colocarei alguns tutoriais sobre o GitHub aqui no blog, já que apanhei um pouco no início e acabei fazendo algumas anotações para não me "perder" no futuro.

Até a próxima!