Como foi o processo seletivo na IBM
Quando dei a notícia de que tinha vindo morar em Campinas, comentei que iria fazer um post sobre como foi o processo seletivo na IBM. Algumas pessoas me enviaram email, outras comentaram que realmente seria interessante e que poderia ajudar outras pessoas também.
Cada caso é um caso e cada processo seletivo pode ser diferente um do outro. Uns são mais rápidos, já outros são mais demorados. Aqui vou descrever como foi o meu caso.
Em primeiro lugar, quem tiver interesse em trabalhar na IBM deve se candidatar a uma vaga: http://www.ibm.com/br/employment/. Após o cadastramento, começará o processo seletivo (dependendo da urgência do preenchimento da vaga, o contato pode ser bem rápido, como também pode demorar).
Fiz uma série de entrevistas, todas por telefone (algumas pessoas são chamadas para fazer alguma prova escrita ou algo do tipo). Primeiro foi o RH que entrou em contato comigo perguntando se realmente tinha interesse em preencher a vaga. Após a minha resposta afirmativa, passei por uma mini entrevista técnica; as perguntas foram sobre minha experiência profissional e algumas perguntas técnicas sobre java básico, apenas para fazer um nivelamento de inglês. Após mais uma entrevista com o RH e mais uma de nivelamento, bati um bate-papo com o gerente. Bem light. Após o pate papo com o gerente, fiz uma outra entrevista técnica em inglês com um brasileiro (desta vez uma entrevista um pouco mais longa). Após essas entrevistas, fiz a entrevista final com o gerente americano (um bate papo sobre minha experiência também) e uma outra entrevista técnica mais aprofundada com um americano. Aí acabou o processo e fiquei aguardando a resposta. Graças a Deus foi positiva! ;)
No geral, as entrevistas são tranquilas, não há motivo para desespero. Claro que pode acontecer do entrevistado ficar nervoso, mas é normal. Depois a gente se solta mais. Inglês é fundamental!
Algumas dicas:
- NUNCA minta no seu currículo! Coloque apenas o que você já fez e o que realmente sabe ou já trabalhou. às vezes eles perguntam sobre as tecnologias que você colocou no currículo (perguntas técnicas), e se você não souber nada, acaba queimando sua ficha.
- Não precisa ter vergonha se não souber uma resposta. Seja sincero e fale: "Não sei". Ninguém vai te julgar por isso, pelo contrário, você está mostrando que é honesto.
- Se estiver nervoso na entrevista em inglês, é melhor já falar antes. Se estiver ouvindo mal (baixo) ou a pessoa estiver falando muito rápido, fale.
- Eles têm consciência de que você não é um americano. Portanto, não fiquei com vergonha se cometer alguns deslizes em inglês.
- No currículo, NÃO COLOQUE INGLÊS TÉCNICO. Isso não existe! Ou você sabe inglês ou não sabe! Mais uma: meu inglês é avançado (leio tudo, escrevo muito bem, mas não falo) - saber falar (speaking) é o mais importante! - nada de inglês avançado nesse caso. Como somos da área de computação, pelo menos ler a gente tem que saber, isso é básico! Você não precisa falar fluente como um americano, mas tem que saber se comunicar.
Para quem nunca fez uma entrevista em inglês, recomendo o livro:
Título: English For Job Interviews
Autor: Igreja, José Roberto A.
ISBN: 858953393X
Preço médio: em torno de 38 reais.
Esse livro é bem básico, mas já dá pra ter uma idéia de como conduzir uma entrevista. Vem com um CD com o áudio das entrevistas e possui um capítulo sobre uma entrevista em TI. É um livro relativamente barato e tem formato pequeno. Dá pra carregar na bolsa. Eu comprei esse livro e me foi útil de certa forma. Existem outros livros também, mas esse você acha na maioria das livrarias.
Bem, esse post foi apenas um overview. Vou escrever mais alguns com dicas de como proceder na entrevista e descrever algumas perguntas (com as respostas) que me fizeram.
Vou procurar manter a série sobre XML e esta nova série de posts paralelo.
Até a próxima!