XML: como posso usar, vantagens e desvantagens - Introdução ao XML: Parte II

27 Feb 2009
3 mins read

Agora que você já sabe o que é um XML e como ele se parece (que pode ser visto aqui), vamos ao próximo passo: como é que posso usar o XML, suas vantagens e desvantagens.

Para que devo usar XML?

O propósito principal do XML é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet. Mas o XML não serve apenas para web. Dentre as várias aplicações, pode-se incluir:

Por que devo usar XML?

Os tópicos abaixo exemplificam algumas razões:

Quando não devo usar XML?

Tudo tem um lado positivo e um lado negativo. Não poderia ser diferente com o XML.

Vamos ver então alguns pontos negativos:

Resumindo o que foi dito neste dois pontos: em muitas situações, o XML pode ser substituído por documentos com formatos mais simples, como os arquivos properties ou texto. A grande quantidade de informação repetida pode prejudicar a velocidade de transferência real da informação (se estiver em formato XML).

Por exemplo: suponha que exista a necessidade de se transmitir o valor de determinados items, e cada item possui um indentificador. Poderíamos criar um XML como o da figura abaixo para transmitir essas informações:

exemplo_contra_uso_xml

Suponha ainda que o XML contenha milhares de itens. A quantidade de informação real (somente dos dados) que está sendo fornecida é bem menor comparada à quantidade de informações “extras” (tags) contidos no arquivo. Observe também que as informações que serão transmitidas pelo arquivo não possuem quase nenhuma complexidade, ou seja, são muito simples. Outro fato a se observar é que não há a real necesssidade da informação ser representada de forma hierárquica.

As informações do XML da figura acima poderiam simplesmente ser armazenadas em um arquivo txt simples, como o exemplo da figura abaixo:

arquivo_texto_xml

Repare que o tamanho do arquivo a ser transmitido ficou bem menor (quantidade de informações - caracteres; e consequentemente, o tamanho do arquivo em Kbytes).

Conclusão

O uso do XML deve ser analisado antes de ser implementado. Algumas vezes pode ser mais vantajoso, em outras, pode ser necessário utilizar algum outro padrão. É importante analisar o objetivo do uso do XML além do tipo de aplicação e/ou sistema que  vai gerar e/ou fazer o consumo do arquivo (se este for usado para armazenamento de informação).

O próximo post da série XML será sobre como criar documentos bem formados.

Até a próxima!