Introdução ao XML

22 Feb 2009
2 mins read

<Objetivo/>

Este post tem como objetivo apresentar as noções básicas de XML, e também é o primeiro de uma série de posts sobre como manipular arquivos XML utilizando a linguagem java.

Ao final desta série de posts, disponibilizarei um tutorial em pdf, com todo o conteúdo postado aqui, assim como suas respectivas referências.

Afinal, o que é XML?

Extensible Markup Language (XML) é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados. Isso facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas.

O XML permite a definição de um número infinito de tags, que são usadas para criar dados estruturados. Estes dados podem ser os dados de uma pessoa, tais como nome, endereço, telefone, nome dos filhos, etc.

XML x HTML

HTML e XML são primos. Eles derivam da mesma inspiração, o SGML. Ambos identificam elementos em uma página e ambos utilizam sintaxes similares. Se você é familiar com HTML, também o será com o XML. A grande diferença entre HTML e XML é que o HTML descreve a aparência e a ações em uma página na rede enquanto o XML não descreve nem aparência e ações, mas sim o que cada trecho de dados é ou representa ! Em outras palavras, o XML descreve o conteúdo do documento.

xml_html

Estrutura de um XML

Existem alguns termos que são usados para descrever partes de um XM: tags, elementos e atributos.

Uma tag é o texto que se encontra entre <>. Existem tags que indicam o início (<nome>) e tags que indicam o fim (</nome>).

Um elemento é a tag de início, a tag de fim e tudo o que está entre estas tags. No exemplo da figura abaixo, o elemento <telefone> possui os elementos filhos <ddd> e <numero>.

Um atributo é o par nome-valor que se encontra dentro da tag de início de um elemento. No exemplo da figura abaixo, tipo é um atributo do elemento <telefone>.

Todo documento XML deve contrar apenas um único elemento. Este único elemento é chamado de elemento raiz, que contém todos os valores e/ou outros elementos.

imagem1

Estrutura de uma árvore XML

Geralmente, uma árvore XML possui um nó raiz especial (/) acima do elemento raiz.

A figura abaixo representa a árvore XML do documento XML da figura acima.

gif_11

Aplicações do XML

Aqui está uma lista completa de aplicações para o XML.

Conclusão

Por XML deve-se entender meramente uma notação de texto hierarquicamente estruturado.

A partir desta breve introdução, você está apto a criar e configurar arquivos XML.

Até a próxima!