O que uso pra gravar os screencasts - 2016

04 Jan 2016
2 mins read

Olá pessoal,

De vez em quando as pessoas perguntam o que uso pra gravar as aulas que disponibilizo no youtube. Hoje vou listar todos os equipamentos e softwares. Você pode usar essa lista como idéia para começar a gravar seus próprios screencasts.

É claro que não fui na loja e comprei tudo isso de uma vez. Faz 4 anos que comecei a gravar vídeos aqui para o blog e pro youtube.

setup_aulas_2016

 

Comecei somente com o screenflow, com meu computador e um fone do iPhone que tinha na época (post com detalhes aqui). 2 anos atrás comprei o microfone Yeti numa viagem (post com detalhes aqui), e no final de 2015 comprei a espuma e o braço (descartei o pop-filter que tinha e passei a usar a espuma). Nos links que deixei dá pra ver a evolução até chegar no ambiente que tenho hoje.

Dos items citados, acho que o microfone e o software de edição são os mais importantes. Você pode pesquisar na amazon e vai achar vários outros microfones ótimos, de preços variados. A maioria deles não vende aqui no Brasil, mas pode pedir pra alguém trazer de fora ou comprar pelo Mercado Livre.

Sobre o screenflow, na época que fiz a pesquisa era o melhor editor para Mac OS - e só tem pra Mac OS. A licença custa 100 dólares e quase todo ano tem upgrade de versão que custa 50 doláres cada. Quando comprei, o dólar estava na casa dos 2 reais. Pra Windows sei que tem o Camtasia (também pago e no mesmo estilo que screenflow).

A espuma e o arm stand comprei pela amazon mesmo já que não achei aqui no Brasil pra comprar (ou estava com preço absurdamente caro). Para a espuma cobraram imposto de importação (a amazon.com já inclui no preço os impostos que podem ser cobrados), mas como a receita não cobrou imposto, devolveram o valor. O arm stand veio da China, e nesse caso a amazon não cobrou os impostos, porém foi taxado quando chegou ao Brasil no valor total de 35 reais.

Nos meus vídeos dá pra notar um ruído ao fundo, isso é por conta do ar condicionado portátil que tenho aqui no meu home-office. Moro em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, e é barulho de carro o dia todo, aí tenho que ligar o ar pra abafar o ruído do trânsito, e mesmo assim quando passa uma moto mais barulhenta ainda dá pra ouvir no vídeo.

Caso quiser começar a gravar aulas, procure um software de captura de tela com edição, use o microfone que já tiver (ou então compre um baratinho) e comece a gravar! Com o tempo, você pega o gosto pela coisa e aí se desejar pode melhorar o setup!

Até a próxima! :)