Slides do TDC2013 - Trilha UX/FrontEnd: ExtJS 4: Dicas e Melhores Práticas

23 Jul 2013
1 min read

Ei pessoal,

Publiquei aqui que daria uma palestra no TDC2013 sobre ExtJS e que seria transmitida online.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos que compareceram presencialmente na trilha UX/FrontEnd - estava lotada e com mais de 100 inscritos! E também agradecer quem acordou cedo no domingo e assistiu online.

tdc2013-extjs4

Foto by Guto Abreu

E se não me engano, a GlobalCode deve disponibilizar o vídeo da palestra depois. Aí faço um update nesse post com o vídeo.

Aqui no blog sempre publico material básico sobre Ext JS, além do curso. Nessa palestra queria mostrar o faça isso e não faça aquilo, um pouco mais avançada e para um público que já sabe o básico de Ext JS. Várias dessas dicas também estão no meu novo livro (Mastering Ext JS).

Bem, para quem se interessar, seguem os slides:

TDC2013: ExtJS 4: Dicas e Melhores Practicas from Loiane Groner

Um comentário que recebi depois da palestra é que mencionei para não mudar o código fonte, mesmo que ExtJS seja open source. Eu sei que a idéia de open source é poder mudar o código, mas nesse caso do Ext JS, mesmo você podendo fazer isso, é uma péssima prática e vou explicar porque. A idéia de não mudar o código fonte é para caso você mude (por exemplo para corrigir bugs) e depois de lançada uma nova versão, não tenha o risco de algumas coisas quebrarem no projeto, por isso o recomendado é o uso de overrides para correção de bugs e comportamento que você queira mudar de alguns componentes.

Até o próximo evento! :)