[Pessoal] Diário de Bordo – Janeiro 2013

Ei pessoal,

Só escrevendo para dizer que não sumi e ainda estou viva! rs

Queria fazer esse post de update só para falar algumas coisas e responder à algumas perguntas que tenho recebido por email facebook, twitter e aqui nos comentários do blog.

diary2013

Bem, to meio sumida do blog mesmo, mas é por conta de trabalho. Pro pessoal que me conhece, eu trabalho 8 horas por dia no meu emprego e com o tempo restante do dia eu continuo trabalhando em outros projetos. 

No momento estou em 2 projetos extras ao mesmo tempo e estou me desdobrando para conseguir tempo de terminar os dois. 

Estava trabalhando no livro sobre Ext JS em português, mas recebi uma oportunidade única, daquelas que aparecem uma vez na vida, e o projeto é muito legal e bem diferente de tudo que já fiz e diferente do que existe por aí. Então esse projeto novo entrou como prioridade alta e o livro em português vai ficar um pouco mais pra frente. Enfim, não se pode fazer tudo o que quer ao mesmo tempo né? Mas garanto que vocês vão gostar desse projeto! :)

Muita gente tem me perguntando se vai ter tradução do meu livro para português e algumas pessoas até se voluntariaram para traduzir. O problema é que a única coisa que tenho no livro é meu nome como autora na capa. Os direitos sobre o livro não são meus, são da editora - eu tenho apenas os direitos autorais. E se eu quisesse traduzir o livro por minha conta eu não poderia, pois isso constitui crime; infringe os direitos do livro, direitos autorais e ainda pirataria! :( A tradução só pode ser feita com autorização da editora, e eles não tem interesse. 

O que acontece é que livro de uma tecnologia com um nicho muito pequeno ainda não vendo muito como outros títulos. Imagine um livro de Java, o Abra a Cabeça - esse livro vende como água e compensa para a editora traduzir em várias línguas. Mas um livro de tecnologia usada por menos quantidade na comunidade  não vende muito. Vender 500 cópias é um marco e tanto para um livro Sencha. E muitas pessoas são envolvidas no processo. Para terem uma idéia, trabalhei com mais de 10 pessoas diferentes durante a criação do livro - imagine pagar o salário desse pessoal todo? Uma editora não ganha muito dinheiro com a venda de 1 livro apenas. Com a venda de vários livros diferentes eles conseguem tirar lucro, e o lucro não é grande, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Claro que livros como o Harry Potter venderam como água, aí a situação é bem diferente.

É a mesma coisa com uma padaria. Imagine que a padaria só venda pão e aí precisa de um padeiro para fazer o pão e uma pessoa para atender e ficar no caixa. Se essa padaria vender apenas o pão francês, vai à falência. Mas aí a padaria coloca doces, salgados, lanches, e outras coisas, aí ela começa a ter lucro. Com livro acontece a mesma coisa.

Bem, é mais ou menos isso. Eu ainda estou devendo um post sobre o processo de criação do livro para vocês. Acho que vai ajudar a entender melhor.

Agora sobre os cursos: por conta desses projeto em que estou envolvida, estou sem tempo para gravar novas aulas. Assim que for possível quero continuar a gravar. Só mais um pouco de paciência!

Bem, vida pessoal: quem me acompanha no facebook sabe que minha vida pessoal é meio parada! rs No meio de tanto trabalho de vez em quando tiro tempo para ficar com a família.

Nos últimos 30 dias fui ao cinema 2 vezes. Descobri que por ser cliente Vivo, posso pagar meia entrada no Cinemark! Yay! Muito bom isso! rs

Na primeira vez vi O Hobbit em 48fps, aquele com a tela hiper super max irada. Parecia que estava vendo o filme em Full HD no cinema. Muito bom. Sobre o filme, achei que ficou bom, as coisas extras no filme são dos apêndices de outros livros do Tolkien e enriqueceu o filme. Agora, 3 filmes para um livro muito curto vai ficar muita coisa, acho eu em 2 filmes ficava perfeito e ainda dava para colocar muita coisa extra. Mas a adaptação no geral ficou muito boa e melhor que o dos filmes da trilogia do Senhor dos Anéis. Sobre o Senhor dos Anéis, na minha opinião, o primeiro filme foi bem fiel ao livro, o segundo achei o pior entre os 3 (a adaptação ficou boa, mas não foi muito fiel ao livro) e o terceiro ficou bom também, mas não tão bom quanto o primeiro. Se na época tivessem o orçamento, tinha ficado muito bom. Mas para a época está ótimo! rs Falando nisso, quando fui ao cinema me senti uma velha. Mais de 10 anos que já tinha lido Senhor dos Anéis e o Hobbit. :/

O segundo filme que vi é o Detona Ralph. Muito bom! Não se engane porque é uma animação e por isso é voltado para crianças. O filme parece que foi feito para adulto mesmo, especialmente para a galera dos anos 80. Várias referências dos anos 80 nos filme. Vale a pena a ver! E na sessão que fui tinha apenas uns 3 casais com crianças, o resto do pessoal tudo adulto! :)

Li um livro recentemente também. A trilogia 50 tons de cinza. Não gostei, não achei nada romântico e ainda não entendo o fuzuê que as pessoas fazem em torno desse livro. Enfim, existem pessoas e pessoas né?

Bem pessoal, é isso! Um Feliz 2013 a todos a até a próxima! :)