Estrutura de Dados e Algoritmos

23 May 2012
1 min read

Estrutura de Dados e Algoritmos: dois conceitos que nos familiarizamos muito bem durante a faculdade de Ciência da Computação e cursos afins. Para ser sincera, a gente não dá muito valor para essas coisas e sempre fala: "ah, depois que terminar a faculdade não vou usar nada disso!" Mas a gente acaba usando e sem perceber. O ruim é que como são muuuuitos algoritmos, a gente acaba esquecendo muita coisa, e recentemente tive uma oportunidade e não pude aproveitá-la porque esqueci boa parte desse conteúdo, então cá estou eu,  tentando tirar o atraso, relembrar os tópicos e quem sabe um dia ter essa oportunidade novamente.

Se você também deseja estudar mais algoritmos e estrutura de dados, me recomendaram o seguinte livro:

Para mim,  o melhor livro de algoritmos e estrutura de dados é o famoso Cormem, que antigamente tinha a capa vermelha - ele é usado no curso de Ciência da Computação do MIT:

A única reclamação que tenho do livro do "Cormen" é a organização dele. Eu não consigo ler capa-capa, começo pelo meio, depois volto para o começo e depois vou para o final. Acho mais simples aprender assim. Foi a maneira que estudei na faculdade também.

Para quem também tiver interesse, o MIT disponibilizou a gravação das aulas do Prof. Charles Leiserson (um dos autores do livro) do curso que ele dá no MIT: http://ocw.mit.edu/courses/electrical-engineering-and-computer-science/6-046j-introduction-to-algorithms-sma-5503-fall-2005/

Bem, essa é a ordem que pretendo iniciar meus estudos, e também pretendo publicar um resumo dos algoritmos que estudar aqui no blog, já que também uso o blog como meu "caderno" e uma maneira de voltar aqui e relembrar caso esqueça de alguma coisa:

Bons estudos!