Instalando Apache + PHP + MySQL no Windows com WAMP

Todo mundo que já tentou sabe que instalar e configurar o server Apache + PHP + MySQL na máquina pode ser um pouco enjoado de fazer.

O WAMP Server é uma plataforma para desenvolvimento web para Windows. Com apenas 1 instalador, você instala  Apache + PHP + MySQL e já vem tudo configurado, pronto para usar!

WAMP Server também é recomendado pela Sencha para quem quer instalar o ExtJS ou Sencha Touch no Windows. Fiz a instalação offline do ExtJS 4.1 no final desse exemplo para mostrar como é simples.

Passo a passo da instalação:

Obs.: Só dá pra instalar o WAMP Server se você for o admin da máquina. Amanhã vou postar outra solução se você não tiver acesso de admin.

1 - Bem, o primeiro passo é fazer o download do arquivo executável mais apropriado para o seu computador (32bits ou 64 bits). Para fazer o download, basta acessar: http://www.wampserver.com/en/

2 - Vamos iniciar a instalação. A instalação é bem simples, mas de qualquer maneira, vou colocar um screenshot de cada passo aqui, caso alguém tenha alguma dúvida. Primeiro, clique em "next"

3 - Aceite os termos e clique em "next":

4 - Escolha o diretório para instalação. Deixei o diretório padrão mesmo: "C:\wamp":

5 - Agora clique em "install":

6 - Espere a instalação:

7 - Escolha o browser padrão para executar suas aplicações. Nesse caso escolhi o Firefox, mas você pode escolher o browser que mais lhe agrada.

8 - Espere a instalação terminar.

9 - Entre com os parâmetros. no SMTP deixei a opção padrão "localhost" e mudei apenas o email de contato do admin:

10 - Clique em "finish":

11 - Teste se tudo está ok acessando o endereço de "localhost" no seu browser. A tela abaixo deve aparecer:

12 - Se quiser fazer o deploy de alguma aplicação, basta colar a pasta dentro do diretório "C:\wamp\www". Nesse caso fiz o deploy do ExtJS 4.1. Apenas colei a pasta do SDK do ExtJS:

13 - Para acessar, basta acessar o endereço localhost/nomedasuaaplicacao, nesse caso: localhost/extjs4

Prontinho! Uma maneira bem simples de instalar o PHP + Apache + MySQL sem ter que ficar esquentando a cabeça com um monte de configuração!

Até a próxima!