Dicas de Cursos Online de Programação em Inglês e Português

Como profissional de TI, sinto na pela a importância de se manter sempre atualizado; afinal, a tecnologia mudar toda semana e precisamos acompanhar a velocidade com que as informações mudam para manter o nosso emprego e/ou conseguir um emprego melhor.

Mas às vezes a gente fica tão desanimado em aprender alguma coisa nova, pois o tempo é muito curto. Geralmente, quando começamos a carreira ainda estamos na faculdade, e aí temos um trabalho/estágio e ainda tem que ir pra faculdade. Depois que a gente se forma parece um alívio, pois temos o tempo que passaríamos na faculdade livre para fazer alguma coisa. Algumas pessoas decidem fazer uma pós, e aí tem menos tempo ainda. Mas depois que tudo passa, e a gente fica apenas com o trabalho, o que podemos fazer para nos manter atualizado sem gastar muito?

Uma opção é fazer um curso em uma escola, mas nem sempre temos o tempo disponível.

Uma outra opção, que é o foco desse post, é fazer um curso online. Cursos online são geralmente mais baratos que cursos presenciais e ainda oferecem a comodidade de poder fazer quando quiser e onde quiser. Ultimamente tenho investido bastante em cursos online para me manter atualizada nos tópicos da moda, e tenho gostado bastante.

Outra coisa legal de cursos online é que se na sua cidade não tiver um curso presencial legal, você não precisa gastar com transporte + hospedagem para alguma cidade que tenha.

O único problema é que você às vezes não tem um instrutor para tirar suas dúvidas e não tem a opção de networking que apenas um curso presencial oference.

Enfim, vai também do gosto de cada um.

O objetivo desse post é listar alguns serviços que uso e recomendo para quem está procurando algo semelhante. Eu separei em dois tópicos: inglês e português.

Inglês

  • Peepcode - aulas pagas; pode comprar cada aula separadamente por 12 dólares ou assinar por 1 anos por 199 dólares. Temas mais abordados: ruby, rails, git, javascript (query, node, backbone), unix.
  • Codeacademy - oferece um cruso de javascript básico gratuitamente.
  • TeamTreeHouse - antigo ThinkVitamin, as aulas são pagas, mas tem algumas aulas gratuitas para testar o serviço. Pode fazer a assinatura Silver que custa 25 dólares por mês ou Gold que custa 49 dólares por mês. Tópicos abordados: web design, web development, desenvolvimento para iOS. Como eles ainda estão fazendo transição do ThinkVitamin, também vai ter curso de Ruby, Git. - Fui membro por 5 meses e valeu a pena pra mim.
  • AppSumo - o pagamento é por curso e possui vários cursos disponíveis.
Alguns gratuitos que são legais:

Português

  • Caelum - cursos online são pagos (aprox. 200-300 reais por curso - pode parcelar). Tem de VRaptor, Git, Banco de Dados, Padrões de Projetos, etc. Fiz o de VRaptor e gostei bastante,
  • Global Code - vários minicursos gratuitos. Só precisa fazer o cadastro no site a aproveitar!
  • Egenial - tem cursos pagos online em tempo real (aprox. 500 reais por curso), mas também tem palestras gratuitas, chamadas de Café com Tom.
  • TreinaWeb - cursos pagos. Tem de Java, Phyton, Android, iOS, banco de dados, HTML 5, etc.
  • Curso ExtJS 4 - curso que estou disponibilizando gratuitamente aqui no blog. :)

Bom, esses são cursos que já fiz e aprovo, os que são pagos já testei pelo menos um curso em cada site.

E vocês, já testaram algum desses cursos e gostaram? Já fizeram outro que não está na lista acima? Compartilhe com a gente! :)