Retrospectiva 2011

30 Dec 2011
5 mins read

Mais um ano acabando, mais uma retrospectiva aqui no blog!

2011 foi um ano bem corrido pra mim, consegui realizar um sonho e muita coisa mudou na minha vida! Estou muito feliz com o ano que passou e me sinto muito abençoada por ter completado tudo que completei.

Bem, esta é a terceira retrospectiva que escrevo aqui no blog, escrevi uma em 2009 e outra em 2010.

Vamos à de 2011 então!

Trabalho

Minha carreira mudou um pouco esse ano. Acabei saindo da IBM por alguns motivos e desde abril estou trabalhando no Citibank, no departamento de tecnologia, em São Paulo. Com essa mudança, me mudei de Campinas e hoje moro em São Paulo. Apesar de toda a correria da maior cidade do Brasil, estou amando morar em São Paulo! Já tinha morado aqui antes quando tinha 4 anos de idade (mas não conta né?), mas agora eu consigo me lembrar de todos os passeios que estou fazendo por aqui! rs

Ainda sinto muita falta de trabalhar na IBM, dos amigos que fiz por lá. Foi o trabalho mais legal que já tive! Mas a empresa que estou trabalhando agora é melhor no sentido de benefícios e de se importar com o funcionário. Acho isso bem legal. E para vocês terem idéia, fechei 2011 sem fazer uma única hora extra sequer! :)

Aprendi Flex, agora trabalho com Flex e continuo trabalhando com Java, mas depois da notícia da Adobe, não sei se isso agregou muito para o meu currículo! rs Continuo trabalhando com desenvolvimento, mas em algumas fases do projeto faço o papel de analista de negócio e virei melhor amigo do Microsoft Word de tanto escrever documento e especificação! rs Acabei descobrindo que também gosto de fazer isso, é uma experiência diferente do que ficar apenas desenvolvendo e liderando equipe.

Livro!

Esse ano uma coisa nova aconteceu comigo e recebi o convite de uma editora gringa para ser autora de um livro para ser lançado mundialmente! O convite foi uma honra para mim e terminei de escrever meu primeiro livro em inglês, o Ext JS 4 First Look!

Escrever um livro não é fácil, ainda mais numa língua que não é a sua língua nativa! Fiquei 9 meses sem ter noites livres e fim de semanas livres, mas acabei no prazo estipulado pela editora (escrever + revisar). Depois vou escrever um post descrevendo cada etapa do processo aqui no blog.

Escrever livro técnico não dá dinheiro. É muito trabalho para muito pouco retorno financeiro. Mas não fiz pelo dinheiro, foi um sonho que realizei! :)

Eventos

Esse ano bati um recorde de eventos! Ano passado fui apenas em 2, este ano fui em alguns e também palestrei na maioria deles:

Também fiz duas entrevistas para a Oracle no JavaOne Latin America:

E a Oracle também me entrevistou no evento:

A Tribo do CI também me entrevistou para o PodCast deles:

Blog

Ano passado publiquei 54 posts. Este ano publiquei 79 posts! Melhorou bastante! rs Apesar de escrever o livro, ainda consegui manter um número de posts bons aqui no blog! E este ano o blog também atingiu 1 milhão de page views! Muito obrigada! :)

Os 10 posts mais populares desse ano foram:

  1. Como Começar a Aprender Java
  2. Como Aprender Ext JS
  3. Curso de ExtJS 4 - Gratuito!
  4. Mercado de Trabalho TI: Vale a Pena Mudar para São Paulo?
  5. Livro com Exames Práticos OCJP/SCJP: OCP Java SE 6 Programmer Practice Exams
  6. Pré-Lançamento do meu Livro: Ext JS 4
  7. Tutorial: ExtJS 4 File Upload (Upload de Arquivo) + Spring MVC 3
  8. [Curso de ExtJS 4] Aula 01 - Introdução
  9. Meu ambiente de trabalho em 7 itens - Projeto na IBM
  10. Novidades Java 7 - Project Coin

Comecei uma série de um curso online gratuito sobre ExtJS 4 também. Como vai ser um curso longo, vou continuar com esse projeto durante 2012.

2010 x 2011

Vamos ver as metas de 2010 e como me saí em 2011:

2012

Vamos agora para as metas de 2012! No final do ano que vem faço a comparação novamente!

Obrigada!

Gostaria de deixar aqui um muito obrigada a todos que acompanham o blog ou passam por aqui de vez em quando! Um feliz 2012 a todos e sucesso! :)