ExtJS 4 e Jax-RS: Minha Palestra no JavaOne Brasil 2011

13 Dec 2011
1 min read

Na semana passada tive a honra e oportunidade de palestrar no JavaOne Latin America 2011, também conhecido como JavaOne Brasil 2011, que aconteceu entre os dias 5-7 de dezembro, no Transamérica Expo Center em São Paulo.

Obrigada ao otaviojava pela foto acima! :)

Minha palestra foi na terça-feira, primeiro dia do evento e a última palestra do dia, às 17:15. Fiquei muito feliz em ver uma fila de gente ao lado de fora do auditório, e quero agradecer a todos que compareceram!

Palestrar no JavaOne sempre foi um sonho desde a faculdade, pois é um dos eventos java mais importantes do mundo e esse JavaOne aqui no Brasil é o maior e mais importante evento sobre Java da América Latina, e essa ano finalmente pude realizar esse sonho! :)

A palestra foi como integrar uma aplicação ExtJS 4 RESTfull com Jax-RS, que é a API para Webservices RESTfull do Java. Fiz uma pequena introdução do que é REST, Jax-RS e ExtJS 4, depois fiz a demonstração de uma aplicação CRUD e mostrei todo o código.

Fiquei bem feliz que as pessoas se interessaram por ExtJS 4 em um evento de Java! É legal ver o pessoal querendo experimentar coisas novas e integrar várias tecnologias em um só projeto!

Seguem os slides:

Eu tentei gravar a palestra inteira, mas descobri depois que a minha câmera apenas grava 29 minutos de vídeo em HD, e acabou tendo apenas 29 minutos de gravação.

Mas vou tentar fazer um screencast com a demonstração do código mais pra frente, assim que tiver um tempo sobrando.

Segue gravação da primeira metade da palestra:

Até o próximo JavaOne Brasil! :)