[Off-Topic] Serviços que Uso aqui no Blog - FAQ

11 Oct 2011
4 mins read

Oi pessoal,

De vez em quando recebo alguns email perguntando algumas informações sobre os serviços que uso aqui no blog, como criei, etc.

Resolvi então fazer este post, com uma espécie de FAQ se tiver mais alguém curioso, é só ler este post! :)

Disclaimer: nenhuma das empresas aqui mencionadas está me pagando por este post. É minha opinião pessoal sobre os serviços que uso e pago para usar.

Bom, para começar, eis os serviços que uso:

Wordpress

Bem, nesse blog (e nos meus outros) uso a plataforma wordpress, que é gratuita. Basta fazer download na página do wordpress.org e unzipar o arquivo no seu servidor e configurar o banco de dados e está pronto. É bem simples e rápido.

Depois de ter o wordpress instalado, é só instalar alguns plugin para deixar o blog mais legal.

Mas não tem 2 wordpress?

Sim. Existe o wordpress.org e wordpress.com. O .org disponibiliza a plataforma (para domínio próprio) e o .com oferece o serviço de blog gratuitamente (seublog.wordpress.com). O wordpress.com é bem limitado, mas é uma ótima maneira de quem quer ter um blog sem gastar. Já a plataforma você pode fazer o que quiser, instalar quantos temas e plugins quiser. Basicamente é isso.

Mas se você quiser começar sem gastar, pode criar um blog no wordpress.com e depois migrar sem problemas!

Domínio Próprio e UOL Host

Hospedo o meu blog (e os outros) no UOL Host. Sou cliente há 3 anos que não tenho nada a reclamar.

Para não dizer que é perfeito, o banco de dados ficou fora do ar por alguns segundos algumas vezes, mas nada grave.

O meu plano é o mais barato (pago cerca de 18 reais/mês) e no primeiro ano a assinatura do domínio foi de graça. E por ano eu pago bem barato pelo domínio também (algo em torno de 15 reais - domínio .com). Uso débito automático, assim não esquento a cabeça de ficar lembrando de pagar todo mês. Pode usar débito automático ou boleto bancário.

Quando você assina o plano, você pode registrar o domínio diretamente com eles, não precisa registrar primeiro e depois fazer o plano de hospedagem. E prefiro assim, tudo junto, porque acho mais fácil para pagar. E todo ano eles enviam um email muito simpático me lembrando de renovar os domínios que tenho.

A minha hospedagem é Linux com PHP, transferência ilimitada, 5GB de espaço em disco (o que para blog demora muito para chegar a 5GB), banco e dados ilimitados, 25 emails. E nessa hospedagem hospedo 5 blogs diferentes.

O UOL Host tem um instalador de wordpress automático, mas todas as vezes que tentei usar, tive dor de cabeça depois, então recomendo a instalar o wordpress manualmente, já que é bem simples.

A assistência técnica deles também é muito boa, tem suporte técnico por telefone e resolvem sempre na hora.

Eu nunca usei outro serviço de hospedagem para comparar, mas até hoje estou muito satisfeita com o serviço prestado.

Tema

Esse tem que estou usando é no estilo Magazine e comprei esse tema no final do ano passado. E pedi para a empresa customizar algumas coisas para mim.

Estou à procura de outro tema parecido, mas até agora não encontrei que me agradou. Quem tiver indicações, aceito! :)

Blog Português x Blog Inglês

Muitas pessoas me perguntam sobre como faço para gerenciar os 2 blogs (loiane.com e loianegroner.com). Bem, para começar, são dois blogs diferentes, duas instalações do wordpress diferentes, 2 pastas public_html diferentes, banco de dados diferentes, etc.

Outra pergunta é se uso o Google Translator ou outro serviço para fazer tradução. Não, eu não uso serviço de tradução, pois criei o blog em inglês para ajudar a melhorar o meu inglês e usar tradutor perderia o sentido desse objetivo. E quando não sei uma palavra uso um dicionário para procurar.

Escrevo 2 posts mesmo. Primeiro escrevo em inglês, para treinar e também porque acho mais fácil escrever tecnicamente em inglês do que em português, já que no meu trabalho preciso escrever documentos técnicos em inglês (e a gente acaba acostumando com os termos técnicos em inglês). Depois faço a tradução manualmente para português, me baseio no post em inglês e tento escrever o mesmo para o este blog em português.

Se eu já tiver o projeto de exemplo pronto que vou usar no tutorial, gasto cerca de 2-3 horas para escrever e revisar o artigo em inglês e mais 1.5 horas para fazer o mesmo em português. Aí precisa colocar o código, imagens, etc, aí gasto mais meia hora para terminar os 2 artigos, totalizando cerca de 5 horas. 5 horas apenas para escrever, editar, revisar, tirar os printscreens, adicionar e formatar o código! Fora o tempo que gasto fazendo o projetinho de exemplo...

Dá trabalho, mas é uma coisa que gosto de fazer. No começo é mais complicado, depois acostuma.

Outras perguntas

Bem, se tiverem mais perguntas sobre o blog, serviços que uso, etc, podem deixar nos comentários. Assim vou atualizando o post com novas perguntas e respostas.