Google Developer Day 2011: São Paulo – Eu Fui!

19 Sep 2011
5 mins read

Na última sexta feira (16 de Setembro) tive a oportunidade de ir ao Google Developer Day 2011 - edição de São Paulo. O evento vai passar por 8 países e o primeiro deles foi o Brasil.

Aqui no Blog já escrevei três posts sobre o evento:

O GDD aconteceu no Sheraton WTC Hotel (hotel bem chique por sinal) das 9h até as 18h, com credenciamento que começou por volta das 8h.

Bem, vamos começar com a review do evento.

Agenda

Uma coisa que adorei foi o fato de na agenda do evento, você podia dar um clique dizendo que vai assistir a palestra e já adicionava a palestra no seu Google Calendar. E ficou destacado, assim ficou mais fácil lembrar quais palestras queria ver.

Organização

Quando a gente fala de Google, sempre espera que tudo seja perfeito, mas a organização deixou muito a desejar, começando pelo credenciamento. Filas enormes, e o sistema deles ainda parou de funcionar bem no meio do evento. Eles não deixam os crachás prontos, procuram pelo nome da pessoa e imprimem a etiqueta na hora (acho por causa de serem mais de 1k de participantes).

Apesar do local do evento ser propício para eventos, achei o local bem pequeno pela quantidade de pessoas. Não dava nem para passar nos corredores direito quando precisava trocar de sala. Os corredores eram bem estreitos e ficou muito tumultuado.

Outra coisa que achei super chato foi ficar trocando de sala. Fiquei na track de Chrome/HTML5 e a cada palestra tinha que fica indo para outra sala. Por que não colocaram tudo numa mesma sala como fizeram com Android?

Coffee Break e Almoço

Gente, vamos ser sinceros, que pobreza de coffee break hein! Apenas duas opções de comidinha: um salgado e um doce. Para beber tinha água, suco, café, chocolate em pó e leite quente. E tudo acabava muito rápido! As meses ficavam no canto e era horrível para conseguir pegar alguma coisa! Parece que o Google precisa aprender com os eventos organizados por empresas nacionais!

No almoço deram um isopor com 2 sanduíches, uma barra de ceral, uma maça e dois bombons, além de suco ou refrigerante em lata. Gostei dessa idéia de dar um lanche bem completo de almoço, assim os participantes não precisam sair do evento para almoçar fora. Aqui no Brasil já tinha visto isso no TDC 2011, onde a organização deu um lanche do Subway de almoço. Ponto para o Google! Pena que o lanche não deu para todo mundo. Alguns amigos ficaram sem almoço. :/

Palestras e Keynote

Tudo bem que só reclamei até agora, mas no quesito palestras e keynote, o Google arrasou! Nota 10! Altíssimo nível!

Só achei as salas um pouco pequenas para a quantidade de pessoas. Tive sorte que consegui entrar em todas, mesmo tendo que sentar no chão! rs

Aí vai um resumo das palestras que assisti.

Keynote

O evento começou com o James Whittaker, engenheiro diretor na Google de Seatle - US. Ele falou um pouco sobre as tracks do evento (Android, Chrome/HTML5, Cloud/Geo, Orkut/Social) e destacou o HTML5.

Até mostrou uma camisa da seleção brasileira do HTML5, bem legal!

Depois o Pete Lepage subiu no palco e mostrou algumas coisas legais com HTML5. Embaixo da cadeira de cada participante do auditório tinha um óculos 3D e assistimos a um trailer da Era do Gelo em 3D diretamente do Youtube! Super legal!

Depois o Timothy Jordan subiu no palco e falou um pouco sobre o Google plus e o botão +1:

Depois disso teve um break e as track começaram. Fiquei mais na track de HTML5 e assisti duas palestras na track de Tech Talks gerais.

Google App Engine: Visão Geral e Novidades

Essa palestra quem deu foi o Wesley Chun que apresentou de uma forma geral o Google App Engine. Nada de muita novidade.

Integração com o Google Apps: novas APIs, novos recursos e melhores práticas

Depois teve a palestra do Steve Bazyl que apresentou umas coisas bem legais do Google App e sua API. Muita coisa foi novidade pra mim, então deu para aproveitar bem a palestra dele.

Workflow corporativo com Apps Script

Depois vi a palestra do Saurabh Gupta que apresentou o App Script, uma API para workflow do Google. Me interessei por essa palestra pois atualmente estou trabalhando com workflows em uma parte do projeto. Essa ferramenta do Google é bem interessante e nem sabia da existência dela!

Vanguarda absoluta em HTML5

Quando cheguei no auditório para ver essa palestra estava lotado! Sente no chão e fui feliz! rs

O Pete LePage apresentou as novidades do HTML5 de uma forma bem legal, mas nada que fosse muita novidade para quem já tinha lido alguma coisa sobre o assunto.

Esses não são os sites que você estava procurando: aplicativos web modernos com HTML5

Novamente o  Pete LePage palestrou sobre alguns site bem legais feitos com HTML5. Novamente uma palestra divertida de se ver. Nessa palestra ele também mencionou Ext JS 4 (Yay!) e Sass (Yay! - o Ext JS 4 usa o Sass para temas). Fiquei bem feliz por isso!

Dicas e truques para as Chrome DevTools

Por último, que para mim foi a palestra mais legal de todas com o Paul Irish. Sério gente, ele apresentou várias coisas legais do  Chrome DevTools. Com as novas atualizações, deixou o Firebug com vergonha! Com certeza vou começar a usar o Chrome DevTools para valer e abandonar de vez o Firebug!

Espaço do Evento

O que gostei foi da decoração que fizeram no lugar do evento! Tinha uns iglus, puffs para todo lado! Muito legal!

Outra coisa legal que vi no evento foi a Google TV. Promete revolucionar!

Tinha um espaço para escrever o código mais ninja que você já escrever também. Bem legal!

Brindes

Eles deram uma sacola do Chrome muito linda! Dentro tinha uma camiseta do evento, caneta, bloco de notas, um vale de R$150 do Adwords e um adesivo.

No final do evento deram um porta notebook para quem devolveu a folha de pesquisa de satisfação. Ah, e tudo que reclamei aqui coloquei na folha também.

Networking

Encontrei alguns conhecidos no evento, como a Fabiane Nardon, Java Champion, com quem tive o prazer de ter a companhia para o almoço. Encontrei o Mauricio Leal e a Yara Senger também. Todos eles bem conhecidos na comunidade Java! :)

Outras pessoas que acompanham o blog também vieram dar um oi, achei muito legal! Uma ótima oportunidade para gente se conhecer pessoalmente e fazer networking também!

Fotos

Tirei bastante foto no evento (mais de 300), todas estão no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157627562200639/

Conclusão

Foi um evento super legal apesar dos furos. HTML5 foi o destaque do evento e com certeza vou dar uma parada nos meus estudos Java para me aprofundar mais em Javascript, HTML5 e CSS3. E podem esperar posts sobre isso aqui no blog! :)

Até o próximo evento! :)