Pré-Lançamento do meu Livro: Ext JS 4

21 Jul 2011
2 mins read

Oi Pessoal,

Hoje eu estou muito muito muito feliz! Acordei hoje de manhã e tinha um email da minha editora chefe com a url do meu livro no site da Pactk Publishing!

Para os quem tem acompanhado meu twitter,  facebook ou no fórum Ext JS BR, sabem que estou escrevendo um livro sobre Ext JS 4 desde março deste ano.

Até agora escrevei 5 capítulos. Estou escrevendo o capítulo 6 neste mês. E no mês que vem entrego o rascunho do capítulo 7 - último capítulo do livro.

Mas como o livro já está em pré-venda? A Packt Publishing lança os livros um pouco antes do lançamento oficial no formato RAW. O formato RAW é um ebook do rascunho do livro. Neste caso, como 4 capítulos já estão entregues para a editora e foram aceitos, eles já estão no ebook. Assim que terminarem de revisar o capítulo 5, a editora vai adicionar esse capítulo no ebook e vai enviar um email para todas as pessoas que adquiriram o formato RAW para fazer download da nova versão, e assim até quando o livro estiver pronto.

Esse formato RAW também é legal para dar feedback. Os leitores podem dizer o que gostaram, o que pode melhorar, o que está faltando no livro, etc. Assim posso melhorar o que foi escrito no processo de revisão dos capítulos, e assim entregando a versão final. Quando o livro estiver prontinho, quem comprou o livro recebe a versão final. É bem legal que dá para acompanhar todo o processo de desenvolvimento do livro.

O livro está escrito em inglês, vai ser lançado internacionalmente. Está sendo um desafio muito grande, pois inglês não é minha língua materna, mas ao mesmo tempo estou orgulhosa pois nos 5 capítulos entregues, o time de revisão achou apenas 3 erros de gramática! E não estou usando nenhum tradutor, tudo na unha! :)

Quem tiver curiosidade, o link do livro é: http://www.packtpub.com/ext-js-4-first-look/book

E como o livro é sobre um assunto open-source, parte da renda arrecada com o livro é doada para instituições open-source, como Eclipse, JQuery, etc!

O lançamento oficial será em Novembro deste ano, nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

E lembrando que esse é o primeiro livro sobre Ext JS 4 a ser lançado no mercado! :)

Gostaria de agradecer a todos pelas dicas e também pelo apoio!

Assim que tiver mais notícias, vou postando aqui ou no site do livro: http://extjs4book.com

 

Update: o livro está em processo de review antes de ser lançado no formato RAW.

Até a próxima!