[Livro] Resenha: OCJP/SCJP: OCP Java SE 6 Programmer Practice Exams por Kathy Sierra e Bert Bates

01 Feb 2011
3 mins read

No mês passado escrevei um post aqui no blog sobre o novo livro (OCP Java SE 6 Programmer Practice Exams) preparatório para a OCJP (antiga SCJP) escrito por Kathy Sierra e Bert Bates (criadores da OCJP/SCJP). Comprei o livro na amazon em dezembro e levou cerca de 1 mês para chegar aqui no Brasil na minha casa.

Nota: A editora ou autores não me deram o livro. Comprei com o meu dimdim e esta resenha representa o que eu penso, é opinião própria.

Motivação:

Se você estiver estudando para a OCJP, provavelmente deve conhecer o livro mais famoso para a preparação da prova: SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam 310-065 (também escrito pelos criadores do exame Kathy Sierra e Bert Bates). E provavelmente também sabe que este é o melhor livro para se preparar para a certificação.

No entanto, ficar apenas lendo teoria não vai fazer com que você passe no exame assim tão fácil. É necessário prática (e muita prática) e este livro é apenas sobre prática.

E como está escrito na cada do livro: "Não deixe que o exame real seja o seu primeiro exame".

Como o livro está organizado:

Particularmente, gostei da maneira como o livro foi organizado.

O livro possui 2 capítulos para testar o seu conhecimento chamados Self-Assessment e estes capítulos também tem algumas dicas de estudo.

Existem 4 capítulos chamados Practice Exam, e estes são uma cópia do exame real, com questões de múltipla escolha e as famosas questões "drag and drop" (que no livro são uma espécie de "complete o código").

Existe também um capítulo apenas com dicas de estudos e exercícios. As dicas são muito valiosas!

No final de cada exame (Self-Assessment ou Practice Exam) existe uma folha com o gabarito e logo após algumas páginas explicando detalhadamente cada questão e o porquê da resposta.

Também existe uma seção "Analysing your Results" (analisando seus resultados), onde você pode ver se está indo bem ou não e se está preparado para o exame ou se precisa estudar mais. Isso eu achei bem legal.

O livro está organizado de maneira que achei "perfeito". Primeiro alguns exercícios para testar o seu conhecimento, depois um exemplo de prova, depois algumas dicas, e depois mais 3 exemplos de prova. Dessa forma, você deve ler o livro na ordem natual (capitulo 1, 2 e assim em diante). Isso é bem legal porque você pode ir avaliando como você está, e se precisar estudar mais, você estuda, volta e faz mais um teste, e assim vai, até se sentir preparado para o exame.

Minha opinião sobre o livro:

Como mencionei, gostei muito da organização do livro.

Faz exatamente o que está na capa: o livro é sobre praticar questões para a certificação!

O nível das questões são ótimos, muito parecido com a certificação real, e possui todos os tipos de questões que tem no exame.

A fonte da letra do livro é de bom tamanho. O livro também não é pesado, nem muito grosso. Achei ideal também.

Conclusão:

A única coisa que não gostei é o fato do livro ser apenas um livro - versão em papel apenas. O exame da certificação é online, e seria legal que tivesse algo parecido. Seria bem legal se o livro viesse com um CD, como o livro para a preparação, com uma versão das provas para PC, até para quem nunca fez nenhuma certificação ter uma noção de como é.

O livro não é muito caro: comprei por US$ 19 na amazon. O preço regular do livro é US$ 35. Ao todo, na amazon ficou cerca de 45 dólares com frete (sim, às vezes o frete fica mas caro que o próprio livro).

Acho que vale a pena comprar na amazon por agora, já que o lançamento do livro é bem recente, e vai demorar um pouco para chegar aqui no Brasil.

Se você estiver se preparando para para a certificação OCJP, acho que vale a pena comprar o livro. A razão principal é o livro ser escrito pelos criadores do exame, então eles sabem o que estão fazendo, e não existe no mercado nenhum livro ou ferramenta com perguntas de fonte oficial (apesar que as não oficiais também são muito boas).

Eu gostei e recomendo o livro!

Você pode ver um um capítulo completo aqui.

E se quiser comprar o livro, aqui tem o link.