Como Começar a Aprender Java

25 Jan 2011
5 mins read

Quero aprender Java! Por onde começar? JSE, JEE, JDBC, JSF, JSP, nossa, quanta coisa! Qual delas estudo primeiro?

Recebo bastante esse tipo de pergunta por email, além de pelo menos uma vez a cada 2 meses alguém pergunta na lista do Java Campinas. Decidi então escrever esse post.

Estudo/Trabalho com java há 5+ anos e ainda estou aprendendo. Vou tentar compartilhar um pouco de como aprendi java e algumas dicas.

Iniciando...

O primeiro passo é aprender o que é a plataforma Java. Sim, java não é apenas mais uma linguagem de programação, e é legal que você saiba isso quando estudar a linguagem Java.

Link da Oracle: http://download.oracle.com/javase/tutorial/getStarted/intro/index.html

Preciso instalar alguma coisa?

Sim, você precisa instalar o JDK na sua máquina: http://www.oracle.com/technetwork/topics/newtojava/downloads/index.html (clique em Java SE e depois clique no ícone do Java, escolha a plataforma da sua máquina - Linux, Windows, no Mac já vem instalado e faça o download).

É interessante que também faça o download da documentação e entenda como usá-la: http://www.oracle.com/technetwork/topics/newtojava/documentation/index.html

Para programar em java, você só precisa de um editor de texto (bloco de notas). Depois que já tiver a manha de como rodar na linha de comando, comece a usar alguma IDE: Eclipse ou Netbeans (são as mais usadas).

Vamos aprender a linguagem Java!

A Oracle tem um tutorial que ensina a aprender Java passo a passo. Primeiro o básico, depois classes, Collections, JDBC, etc. É o antigo tutorial da SUN: http://download.oracle.com/javase/tutorial/

Mas se inglês não é o seu ponto forte, não precisa ficar desesperado (mas eu recomendo a você começar a aprender inglês pra ontem!). A Caelum tem uma apostila grátis, que também cobre Orientação a Objetos, um pré-requisito para se aprender Java. (Download da apostila aqui)

Depois que entender um pouco sobre a tecnologia Java, comece a estudar a linguagem. Mas para isso, é necessário que tenha conhecimentos sobre Orientação a Objetos (OO).

Livros

Livros sobre Java você vai encontrar um monte! Os que eu indico são:

Use a cabeça: Java - Head First Java - particularmente acho esse livro meio enjoadinho para ler, pois ele enrola um pouco para chegar ao ponto, porém o conteúdo é ótimo, vale a pena ler.

Learning Java - na minha opinião é o livro mais completo para aprender Java. Além do básico cobre outras classes e APIs necessárias, como io, generics, strings, swing, XML, Eclipse, etc. É bem grande (tem 984 páginas). É uma referência completa da Java.

Java: como programar - também conhecido como o livro do Deitel - esse livro tem muito exemplo de código e é ótimo para treinar, mas não recomendo ser o primeiro livro de java a ser lido, acho meio bagunçado, mas isso é opinião minha. Depois que tiver uma base de Java, leia este livro e treine com ele. Esse foi o primeiro livro de Java que comprei e me arrependi. Mas você vai encontrar em fóruns as pessoas recomendando bem, cada um tem sua opinião né? :)

Depois que tiver uma base boa de Java, leitura obrigatória:

Java Efetivo - não gostei da tradução dele, se tiver um inglês bom para leitura, recomendo ler a versão em inglês Effective Java - esse livro é maravilhoso e cheio de boas práticas.

SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Exam - esse é o livro da certificação Java. Mesmo que não tenha a intenção de tirar a certificação, leia o livro, pois ensina muita coisa legal e essencial para se tornar um profissional Java. Não leia esse livro para aprender Java, o livro necessita que você saiba java para ler! Tento ler a cada 2 anos para reciclar o meu conhecimento.

Obs.: tenho os 5 livros que citei e já li. São recomendações com base no meu aprendizado e experiência.

Aprender bem Java ou ler o livro SCJP e tirar a certificação logo de cara?

APRENDA Java, não decore várias coisas só para ter um pedaço de papel. Antes de tirar a certificação, aprenda bem a tecnologia, assim o papel vai valer para alguma coisa.

Empresas dão mais valor à conhecimento e experiência, tendo esses dois, a certificação vai enriquecer o seu currículo. Currículo com certificação mas sem conhecimento profundo ou experiência não vale muita coisa.


Treine

Treine muito! Ficar só lendo apostila ou livro não vai fazer com que você realmente aprenda. Faça projetos de exemplo, como joguinhos, calculadora, agenda, sistema para gerenciamento de locadora (esses são os clássicos!). Só assim, colocando a mão na massa mesmo é que aprende de verdade!

Cursos

Se você não é do tipo autodidata, não precisa se preocupar. Aqui no Brasil existem algumas empresas especializadas em cursos de Java. São empresas reconhecidas no mercado e com profissionais super qualificados, como por exemplo: Caelum, GlobalCode, Giran, etc. É claro que existem outras também, consulte o JUG local para mais recomendações.

Tem também os cursos oficiais da Oracle/SUN: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=317

Lembre-se que o curso vai apenas te apresentar as informações de forma mais amigável, é você quem deve aprender de verdade. Vejo muitas pessoas que fazem o curso mais não sabem quase nada do que viram. Isso significa que  curso é ruim? Não! Significa que a pessoa foi para o curso, entrou num ouvido e saiu pelo outro. PRATIQUE para fixar o que aprendeu!

Foruns

Existem dois fóruns bem grandes no Brasil: GUJ e Java Free.

Existe um fórum em inglês ótimo também: JavaRanch.

Revistas

Existem duas revistas impressas aqui no Brasil: MundoJ (antiga Mundo Java) e Java Magazine - acompanho as duas revistas. A MundoJ é bimestral e a Java Magazine é mensal.

Recentemente, a DevMedia também lançou uma versão eletrônica de uma revista Java voltada apenas para iniciantes, que é a Easy Java Magazine (nunca li, mas vale apena dar uma conferida).

Comunidade - JUGs: Gurpos de Usuários Java

Conecte-se ao JUG local. JUGs geralmente possuem uma lista de discussão (para tirar dúvidas, divulgar eventos, vagas de emprego, etc). Nada melhor para conhecer o mercado local e fazer amizades com quem já é da área.

Não deixe de ir à eventos. Além das palestras, eventos são ótimos para networking. Quem sabe o seu emprego ou estágio você não conhece num evento? :)

Alguns JUGS: DFJUG, PBJUG, CEJUG, JavaCE, GoJava, CampinasJUG/JavaCampinasESJUGSou Java-SPJavaBahiaRSJUGRioJUG, JUGMS.

E depois?

Depois que você ficar fera, tem mais coisas para aprender!

Se você leu o tutorial sobre a tecnologia Java, sabe que Java não é apenas a linguagem. Tem também a plataforma web (JEE), Desktop, mobile (JME). Agora é escolher qual vai ser a próxima a aprender!

E se você gosta de colecionar certificações, Java tem várias: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=140#13

Torna-se um profissional Java não é apenas sobre aprender Java. É necessário aprender várias outras tecnologias também. Fiquei ligado nos fóruns e nas listas de discussão sobre o que o pessoal está falando!

Como deve ter notado, a curva de aprendizagem do Java é bem extensa, e você não vai aprender da noite pro dia. Java requer dedicação e leva tempo. Mas uma coisa posso garantir: não existe mão de obra qualificada suficiente para suprir as necessidades do mercado de trabalho.

Mãos à obra e estude! :)

Se tiver mais alguma dica ou quiser falar como foi a sua experiência, deixe um comentário!

Até a próxima! :)