Como Aprender Ext JS

17 Jan 2011
2 mins read

Este tutorial tem como objetivo aprensentar algumas dicas para facilitar o aprendizado de Sencha Ext JS.

Para aqueles que não conhecem, Ext JS é um framework Javascript para construção de interfaces ricas e bem amigáveis para o usuário. Trabalho há dois anos com desenvolvimento com Ext JS (quase todos os dias), e decidi escrever este post sobre alguns recursos que podem facilitar o aprendizado.

Conheça o site da Sencha:

A Sencha é a empresa (antiga ExtJS) que é dona do ExtJS. A versão atual da biblioteca é 3.3, mas a versão 4 está prevista para fevereiro (e cheia de novidades!).

O site da Sencha é bem completo. Tem alguns tutoriais (um pouco depreciados - versão 2.x, na minha opinião), documentação, fórum para tirar dúvidas, exemplos com código fonte, etc.

Vou listar os links mais importantes:

Página principal do ExtJS: http://www.sencha.com/products/js/ - tem vários links nessa página, você pode usá-la como referência.

Exemplos e demos: http://www.sencha.com/products/js/ - essa página consulto toda semana, e sempre que preciso desenvolver algo, essa é a página que tenho de base.

Documentação: http://dev.sencha.com/deploy/dev/docs/ - a documentação é ótima e o layout é bem amigável, mas é apenas para consultas online. Para consultas offline escrevi uma dica aqui.

Tutoriais: http://www.sencha.com/learn/Tutorials - essa página já é bem antiga, os tutoriais estão um pouco defasados, mas tem bastante coisa que ainda dá pra aproveitar.

Blog: http://www.sencha.com/blog/ - assine o feed, pois este blog é ótimo!

Fóruns:

Inglês: A Sencha tem um fórum maravilhoso e o pessoal que dá suporte para a comunidade são muito feras em Ext JS: http://www.sencha.com/forum/
Espanhol: Tem um fórum em espanhol que também é bem ativo: http://extjses.com/
Português: E tem o fórum da comunidade brasileira: http://www.extjs.com.br/forum/

Livros:

Existem poucos livros sobre Ext JS no mercado, mas são livros fantásticos!

Para começar a aprender Ext JS recomendo: Learning Ext JS 3.2 e/ou Ext JS in Action

Depois que tiver um pouco de experiência leia: Ext JS 3.0 Cookbook

Já li os 3 - capa a capa! :)

Algumas Dicas:

Ext JS é uma biblioteca cheia de recursos, são vários componentes. Você não precisa saber todos eles. Se você usa Ext JS no seu trabalho, comece a aprender os componentes que você mais usa, aprenda de acordo com a necessidade, mas não deixe de acompanhar as novidades e saiba quais são os componentes que existem.

A página de exemplos da Sencha é bem completa e apenas nessa página você consegue ter uma idéia do que o Ext JS pode fazer.

No meu trabalho, quando o time de negócios (business/product owner) pede para fazer alguma coisa e querem saber quais são as possiblidades, envio um link com o exemplo da página da Sencha. Com isso eles já sabem se vai atender às necessidades do cliente ou não. Os exemplos são fantásticos!

E se você não conhece Ext JS ou ficou mais interessado em saber do que a biblioteca é capaz, segue uma apresentação que fiz aqui no trabalho:

[slideshare id=5828869&doc=extjsoverview-101118182434-phpapp01]

Até a próxima! :)