JavaOne Brasil 2010: Review do Terceiro Dia

15 Dec 2010
2 mins read

Neste post vou falar o que fiz no terceiro dia do evento. O primeiro dia você pode conferir aqui e o segundo dia aqui.

No segundo dia de evento, o pessoal reclamou bastante por causa da falta de espaço nas palestras e salas pequenas. Depois do pessoal da organização ralar muito pra conseguir trocar algumas palestras de lugar e repetir palestras que ficaram muito cheias, o pessoal deu um feedback bem positivo, o que foi bem legal.

Achei muito legal por parte da Oracle de correr atrás, ouvir a comunidade e fazer acontecer. Tive a oportunidade de conversar com a organizadora do JavaOne Brasil e ela me falou das dificuldades que enfrentou para tentar fazer um evento bacana, mesmo o pessoal mais graúdo não acreditando no potencial do evento da comunidade Java brasileira. Estimaram poucas pessoas para o evento, e foi isso que quebrou a logística de tudo.

Bem, voltando ao evento, assisti 4 palestras no terceiro dia, que foram no keynote hall. As palestras que aconteceram nas salas do JavaOne nem tentei ir, pois sempre estavam lotadas.

A primeira foi a do Paulo Silveira (Caelum), como sempre, mandou muito bem! Ele falou sobre Escalando o seu Ajax Push com Servlet 3.0:

Depois vi a palestra do Ludovic Champenois (Oracle), que falou sobre  Cobertura Completa de Ferramentas para  a Plataforma Java EE 6.

Ele demonstrou o uso do GlassFish no Netbeans, Eclipse e IntelliJ, mostrando que a Oracle não tem preconceito com IDEs, mesmo depois de ter comprado a SUN e adquirido o Netbeans. A Oracle já era uma das maiores contribuidoras do Eclipse antes de comprar a SUN, não vejo motivo para parar agora né? Parabéns para eles por pensar assim!

Depois fui para o lounge, nem tentei ver as palestras das salas do JavaOne, pois estavam lotadas! Fiquei conversando mais com o pessoal da Oracle.

Queria almoçar um pouco mais tarde, a fila da praça de alimentação do evento estava mt grande, mas o pessoal da Oracle convidou algumas pessoas da comunidade java para almoçar com eles no Hotel Transamérica, então fui:

Depois voltamos para o lounge e ficamos por lá conversando mais com o pessoal.

O tema de frameworks surgiu e mostrei o VRaptor para eles. Falamos da questão da produtividade e eles gostaram muito da idéia dos tutoriais "1 minute tutorial" e "10 munite tutorial".

Depois falei do pessoal da Giran e do case da Wine. Eles já tinham ouvido falar da Wine (achei super legal):

Depois fui para o Keynote hall para as últimas palestras do dia.

Vi a palestra do Arun Gupta sobre Servlet 3.0 - expansível, assíncrono e fácil de usar, com a participação especial do Juggy, o mascote dos grupos de usuários Java.

Filmei o início, para quem quiser conferir:

Minha foto com o Juggy e Bruno (JavaMan):

Depois vi apenas um pedacinho da palestra do Guilherme Silveira (Caelum), que falou sobre Transforme seu processo em Rest com JAX-RS:

Depois voltei para o hotel para pegar minhas coisas e voltar para Campinas. Queria evitar o rush em Sampa.

Se quiser conferir as fotos do terceiro dia do evento: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625443309349/

JavaOne Brasil 2010: já estou com saudades!

Amanhã tem um post geral do evento, com minhas opiniões e mais fotos! :)