JavaOne Brasil 2010: Eu Fui!

16 Dec 2010
6 mins read

Na semana passada participei do JavaOne Brasil 2010, em São Paulo no Transamérica Expo Center.

Já escrevei uma review da minha agenda detalhada aqui no blog:

Neste post quero escrever sobre as pessoas que conheci, as novas amizades que fiz e algumas opiniões sobre o evento.

Bem, em primeiro lugar queria agradecer à Nichole e a Oracle pelo free pass do evento. Fui para o JavaOne como representante do JavaCampinas e CampinasJUG. A Oracle/SUN tem/tinha esse costume de dar acesso livre ao evento para JUG Leaders.

Na segunda feria pré-JavaOne, a Oracle ofereceu um jantar para os JUG Leaders e Java Champions, para o pessoal se conhecer e trocar idéias. O jantar foi maravilhoso e tive a chance de conhecer gurus e pessoas responsáveis por produtos da Oracle e consequentemente interagir com eles durante o evento.

O pessoal é muitíssimo gente fina, são pessoas maravilhosas. Pude fazer amizade mais à fundo com alguns deles e com certeza manteremos contato!

Bom, como já citei a Nichole no post, vou começar com ela. A Nichole é gerente senior na Oracle e trabalha diretamente com os JUGs. Quando precisamos de alguma coisa é a ela quem procuramos. Uma pessoas espetacular!

Também tive oportunidade de passar bastante tempo com a Tori, líder da comunidade de desenvolvedores Java e responsável pela página do Java no OTN (Oracle Technology Network). Ela também é super fã de BattleStar Galactica!

O Rick é líder da comunidade Solaris, também responsável pela página do Solaris no OTN. Tive a oportunidade de conversar bastante com ele, dei até umas aulas de Português pra ele, e ele também me deu algumas dicas de inglês. Ele também é motoqueiro!

O Sharat é diretor principal de produtos, sendo responsável pelo Java Development Tools. Fã de Star Wars, fui com a camiseta do Star Wars da Adidas (uma espécie de totó com os Star Troopers, Darth Vader e o C3PO - não achei para comprar online, apenas na loja da Adidas mesmo) no segundo dia e no terceiro dia ganhei um presente dele: uma escova de dentes do SW que ele tinha.

Olha que fofa a escova! Vou guardar como recordação! Amigos pelo Java e Star Wars! :)

Outra pessoa super gente boa que também conheci foi a Alexandra, que também é diretora principal de produtos, responsável pelo GlassFish e Java EE:

Foram 4 dias de contato que certamente serão multiplicados. Pessoal nota 10. Java foi o tópico que a gente menos conversava! :)

Outra pessoa que admiro muito e também estava lá é o Arun Gupta. Ele é um guru e é O Cara de Java EE e GlassFish. Super gente boa e tem as palestras mais engraçadas que que vi! Já tive oportunidade de ver palestra dele numa outra vez que esteve no Brasil, mas não tinha tido a oportunidade de conversar com ele!

Conheci outras pessoas da Oracle US também, arquitetos, palestrantes, O Cara de Java FX. Todo mundo muito simpático. O que eu gostei neles é que eles são Os Caras e são super carismáticos, não são estrelinhas e nem "se acham", e também não se recusam a tirar foto.

Brazucas super legais que conheci por lá: Wagner (Piauí), Grazy (Piauí), Alvaro (JUGMA), Gregory (Cejug), Marcos Paulo (Cejug), Marcelo (GoJava), Daniel Tavares (Cejug) e galera da Global Code.

Reencontrei gente super legal tb: Raphael (GoJava) e galera da Caelum.

Também teve outras pessoas que falaram comigo, pessoal do GUJ, do JUGMS, foram conversas mais rápidas, pessoal bacana também!

Nas horas vagas do evento, fizemos um tour pelos estandes da Oracle Open World e pegamos algumas canetas e brindes.

Souvenirs do Evento:

Caneta da OTN que o pessoal da Oracle distribuiu para os membros (tinha poucas canetas, então quem tava no lounge na hora ganhou). O pessoal até brincou de Sabre de Luz/Star Wars - foi bem engraçado!

Até meu cachorrinho ganhou bolinha! rs

Minha opinião sobre o evento:

Pra mim o evento foi nota 10, mesmo com as falhas! Conheci gente super bacana, o networking foi incrível, a qualidade das palestras foi ótima!

O único problema mesmo foram as salas pequenas e muita gente. Isso foi erro deles mesmo, não tem como negar. Apesar da Oracle ser nova nesse lance do Java, poderiam ter dado um pouco mais credibilidade à comunidade Java.

Uma outra coisa que vi muito foi o pessoal fazendo comparações entre eventos SUN e Oracle. Realmente o pessoal ainda não aprendeu que SUN e Oracle não são a mesma empresa e que é diferente. É a mesma coisa que comparar eventos Microsoft e Oracle. Eu já ajudei na organização de eventos Java pequenos, mas se pedirem para eu organizar em evento SAP, não é a mesma coisa, eu não tenho experiência, não é a minha área, eu não sei do que o pessoal gosta. Entendem?

Para mudar as palestras para um lugar maior, as pessoas não sabem o trabalho que deu. Lá no lounge a gente via a organizadora e o pessoal da Oracle US ralar pra tentar melhorar. Passaram por cima de umas pessoas grandes, mas fizeram de tudo para agradar e ouviram a comunidade. Nisso eu preciso tirar o chapéu!

Pro ano que vem eles não vão errar de novo (palavras da organizadora) e vão pedir um espaço maior para realizar o evento de Java. Lá no US não foi diferente daqui do Brasil. Eles também apanharam por anos para conseguir fazer um evento legal. Foi o primeiro JavaOne Brasil e foi organizado pela Oracle. Acho que precisamos dar um desconto e crédito para eles.

No modo geral, o evento não foi nota 10 (mas a minha experiência foi), e a organização está ciente e isso já é um grande passo. Como já tinha publicado em outro post, estou juntando idéias, dicas e melhorias para o próximo JavaOne. Vou fazer o documento em inglês e enviar para a organização Brasil e US. Se tiver alguma dica, pode enviar pra mim com nome e email (e se fizer parte de algum JUG, o nome do JUG também) que coloco junto no documento com os devidos créditos (vou colocar aqui no blog ). A Oracle está ouvindo bastante a comunidade Java, vamos então ajudar a melhorar o evento!

Formulário se quiser ajudar a melhorar o JavaOne Brasil: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dEM0NkxkeGo5UF9TUG82aVlMRGgwc3c6MQ

Quero deixar bem claro que não faço parte da organização, não ajudei a organizar, mas faço parte da comunidade Java e quero sim, que o evento edição Brasil seja bacana e talvez um exemplo para outros países! :)

Links para todas as fotos que tirei no evento:

Jantar: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625423438891/

Dia 1: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625555755634/

Dia 2: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625561961028/

Dia 3: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625443309349/

Souvenirs: http://www.flickr.com/photos/loiane/sets/72157625569504218/

Mais fotos:

http://www.flickr.com/photos/javalex/tags/javaone/

http://picasaweb.google.com/globalcodebrasil/JavaOneBrasilEncontroDeJavaUserGroups

http://picasaweb.google.com/globalcodebrasil/JavaOneBrasilPalestras

http://picasaweb.google.com/globalcodebrasil/JavaOneBrasilDiscussaoSobreFrameworks

http://picasaweb.google.com/globalcodebrasil/JavaOneBrasilQuiosqueDaGlobalcode

http://picasaweb.google.com/arun.gupta/OOWJavaOneBrazil2010

O que outros blogueiros estão falando sobre o JavaOne Brasil 2010:

Caelum: http://blog.caelum.com.br/2010/12/13/javaone-brasil-2010-eu-fui/

Marcos Paulo: http://devforfun.com/?p=97 e http://devforfun.com/?p=119

Wagner: http://quebrandoparadigmas.wordpress.com/2010/12/12/java-one-brasil-2010-eu-fui/

JavaBahia: http://javabahia.blogspot.com/2010/12/javaonebrasil-no-primeiro-dia.html e http://javabahia.blogspot.com/2010/12/segundo-dia-javaonebrasil.html e http://javabahia.blogspot.com/2010/12/javaonebrasil-ultimo-dia.html

JornalJava: http://www.jornaljava.com/2010/12/javaone-servlets-3-0/ e http://www.jornaljava.com/2010/12/javaone-java-server-faces-2-0/

Cleverson: http://cleversonsacramento.wordpress.com/2010/12/15/o-primeiro-javaone-no-brasil/

Café com TI: http://app.unimed.com.br/cafecomti/wordpress/2010/12/09/javaone-brasil-day-1/

O Globo: http://oglobo.globo.com/blogs/tecnologia/posts/2010/12/15/javaone-2010-futuro-de-java-atraves-do-oraculo-349367.asp

Links que o pessoal da Oracle publicou - em inglês:

http://blogs.oracle.com/javaone/2010/12/javaone_sao_paulo_blog_coverage.html

http://blogs.oracle.com/java/2010/12/javaone_latin_america_underway.html

http://blogs.oracle.com/java/2010/12/javaone_in_brazilby_javaone_in.html

http://blogs.sun.com/arungupta/entry/oracle_open_world_java_one4

http://blogs.sun.com/arungupta/entry/oracle_open_world_java_one5

http://blogs.sun.com/arungupta/entry/java_one_2010_brazil_day

http://blogs.sun.com/arungupta/entry/javaone_brazil_2010_day_3

http://blogs.sun.com/arungupta/entry/javaone_latin_america_2010_is

Se alguém souber de mais algum link de fotos ou blog, deixe nos comentários! :)

Até o próximo JavaOne Brasil! ;)