Spket: Configurando Eclipse IDE para desenvolvimento com Ext JS e JQuery

29 Nov 2010
1 min read

Este tutorial irá mostrar como configurar Eclipse IDE para desenvolvimento com Ext JS e JQuery usando Spekt Eclipse plugin.

Uso o Eclipse desde que comecei a brincar com Java. Atualmente uso o RAD (Rational Application Developer - ferramenta da IBM baseada no Eclipse) no trabalho e o Eclipse para projetos pessoais e desenvolvimento de projetos de exemplo aqui para o blog.

O Eclipse é uma ótima IDE, e o que eu mais gosto é o recurso de auto-completar. Infelizmente, só está disponível para as linguagens suportadas pelo Eclipse. Se você também trabalha com desenvolvimento web, provavalmente também trabalha com javascript. E sinto falta de auto-completar para arquivos js. O auto-completar não é por preguiça não, às vezes você não sabe a grafia correta do nome do método e precisa para o desenvolvimento pra pesquisar online - nisso você já perdeu uns 2 minutos de codificação, e atrapalha a produtividade.

Felizmente existe uma solução para isso. você pode usar o Spket Eclipse plugin. Já estou usando por uns dois meses e tenho gostado muito. Já me economizou alguns minutos de pesquisa online!

Então decidi escrever esse tutorial. Espero que seja útil para alguém!

Spket: Configurando Eclipse IDE para desenvolvimento com Ext JS e JQuery

Update para Ext JS 4

Segue screencast mostrando o passo a passo de como configurar o autocompletar com Ext JS 4:

Spket: Configurando Eclipse IDE para desenvolvimento com Ext JS 4 from Loiane Groner on Vimeo.

Update Outubro 2012

Segue versão mais nova do tutorial:

http://www.loiane.com/2012/10/screencast-extjs-4-autocompletar-no-eclipse-com-sencha-eclipse-plugin/

Até a próxima! :)