O que Aprendi em 1 Ano de IBM

05 Apr 2010
3 mins read

Na semana passada completei 1 ano de IBM. E também um pouquinho mais de 1 ano que estou em Campinas - SP. Apenas 1 ano e parece que passaram uns 5 anos, pois cresci muito tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Bem, neste post vou tentar resumir como foi meu último ano profissional e quais foram as tecnologias que aprendi.

Atuo no meu trabalho como analista de sistemas e desenvolvedora de software pleno. De vez em quando dou uns pitacos como arquiteta de solução e dou uns palpites na hora de escolher certas tecnologias. Amooo estudar (por isso que mantenho esse blog, entre outras razões), e isso me dá liberdade de pesquisar, testar e apresentar novas sugestões na hora de desenvolver um sistema.

Essa parte de pesquisar também faz parte do meu trabalho. Às vezes tenho um dia para estudar, às vezes tenho uma semana para estudar uma tecnologia. Aprender coisas novas é crucial na nossa profissão. Adoro pesquisar, e hoje tenho espaço para fazer os dois.

Em um ano já participei de 3 projetos. O primeiro foi um sistema grande, o segundo foram apenas 3 meses e desenvolvi boa parte do sistema sozinha e o terceiro está começando agora, também com uma equipe bem pequena de desenvolvedores.

Algumas tecnologias que aprendi para desenvolvê-los - só tinha ouvido falar antes de entrar na IBM, nunca nem tinha feito um hello world:

Aperfeiçoei (e muuuito): CSS, HTML e javascript. Também comecei a aprender UNIX/AIX e usamos Scrum nos projetos agora. Bem bacana.

Sem falar que meu inglês melhorou horrores. Ganhei muito vocabulário e estou melhorando a gramática bastante (sabe esses erros bobos que a gente comete?). Isso graças às reuniões diárias com o time (que fica todo nos EUA), então tenho muitas oportunidades de praticar (por isso que também criei um blog em inglês - para praticar). Explicando: trabalho diretamente com americanos (chefe, desenvolvedores, tudo), de brasileira só tem a minha pessoa.

O bom de trabalhar para americanos é que você aprende muito com eles. É um nível totalmente diferente daqui. E o legal é que eles levam em consideração idéias de uma pessoa sem muita experiência como eu (que adora experimentar tecnologias novas e desconhecidas). No início as reuniões eram basicamente só escutar. Agora já falo, dou pitaco. O ruim é quando quero falar alguma coisa que não sei expressar em inglês, aí entra o embromation! rs

Bem, a maior parte do conteúdo desse blog vem das minhas horas de estudo. Aprendo uma coisa nova, escrevo e publico aqui. É meu diário de aprendizado profissional. E quase tudo usei nas minhas tarefas do trabalho.

Nesse 1 ano, virei embaixadora acadêmica pelo programa IBM Academic Initiative e sempre que posso, tento atuar no programa, seja conversando e trocando idéias com alunos, seja ajudando a divulgar as notícas do programa. Já fiz algumas amizadades por isso e aprecio isso.

Também virei mentora de Java no último mês. Ou seja, se algum padawan entrar para o projeto e precisar de treinamento Java, é só falar com a "tia" Loiane, que passa umas coisas pra estudar e depois analisa se já pode começar a atuar em um projeto para praticar o que aprendeu. Quando comecei a estagiar, tive dois ótimos mentores, o Thiagão e o Jeveaux, que foram muito pacientes e me ensinaram muitas coisas. E por isso sou eternamente grata a eles (e também tenho um carinho especial por terem sidos meus "tios"). Espero que agora eu possa repassar o que aprendi a outras pessoas, e assim continuar essa corrente.

Toda essa experiência tem sido muito gratificante para mim. Mudar de estado (ES), entrar numa empresa com uma cultura organizacional bem diferente do que estava acostumada, enfim, sou muito grata aos que me deram essa oportunidade, e espero retribuir toda a confiança que depositaram em mim. Aos responsáveis e a todos que sempre me deram suporte, meu MUITO OBRIGADA!