Meu Primeiro Projeto em Java

15 Feb 2010
1 mins read

Nesse post vou descrever sobre como foi meu primeiro contato e projeto desenvolvido em Java.

Aproveitando o fato que todo mundo faz uma pausa durante o carnaval, resolvi postar algo mais light essa semana. E  também atendendo à pedidos, vou comentar como foi meu primeiro contato com java e postar o código fonte do meu primeiro projeto desenvolvido em java (esses projeto que a gente faz para aprender mais a linguagem).

Meu primeiro contato com uma linguagem de programação foi Pascal, se é que se pode considerar Pascal uma linguagem. Na época, todo mundo falava em Java e uma professora (Cinthia Caliari) nos convidou para começar um grupo de estudos fora do horário escolar.

O grupo era formado pela professora e mais 5 pessoas. Três vezes por semana, ficávamos uma hora a mais na faculdade para aprender os conceitos básicos de OO e os comandos básicos em Java. Dois meses de estudo depois, a professora sugeriu um projeto para ver se tínhamos aprendido mesmo. O projeto era um jogo da forca voltado para crianças que estão aprendendo a ler/escrever. Usamos swing para contruir a interface gráfica e várias figuras bonitinhas para ser bem intuitivo para as crianças.

Não me lembro muito bem, mas acho que demorei quase um mês para fazer esse projeto (Janeiro de 2006). Valeu muito a pena ter colocado a mão na massa e valeu ter participado do grupo de estudos, pois 4 meses depois consegui meu primeiro estágio, e os conceitos que aprendemos ajudaram muito na entrevista.

Screenshot do joguinho:

Clique para ampliar

Código fonte: http://github.com/loiane/JogoDaForca

Olhando esse código novamente, dá pra perceber que não tinha noção nenhuma de documentação (tudo é comentário! rs). Percebo que melhorei bastante, tanto no quesito de lógica, quanto na beleza do código (que tá horrível).

Esse tipo de coisa é legal pra gente ver o quanto a gente melhorou e o quanto a gente ainda precisa melhorar. É legal acompanhar o progresso que você fez.

E uma dica: tá aprendendo uma nova linguagem? Estude a parte básica, faça aqueles probleminhas de lógica de programação com a nova linguagem para aprender bem os comandos básicos e depois desenvolva um projeto para treinar. Vai perceber que isso faz uma diferença danada!

Até a próxima e um ótimo carnaval para aqueles que estão curtindo!