Apresentação do Mini Curso de XML pelo IBM Academic Initiative

23 Oct 2009
1 min read

Na última sexta feira, dia 16, ocorreu na Faesa, um mini-curso de XML com duração de 3 horas e meia.

Os tópicos abordados foram os conceitos básicos, ou seja, o mínimo que uma pessoa deve saber para trabalhar com XML.

A idéia do mini curso foi discutida juntamente com o coordenador de computação da instituição. A escolha do tema foi definida a partir do interesse dos alunos pelo tema e das questões práticas do mercado de trabalho.

Um outro ponto importante que foi destacado durante o mini-curso, é a "cara-de-pau" de algumas pessoas colocarem no currículo que tem experiência/conhecimento sobre XML, mas na verdade, a única coisa que fez na vida foi configurar o arquivo XML do Struts, Hibernate, Spring ou outro framework. E essa pessoa faz uma entrevista técnica em alguma empresa, e não sabe responder nada sobre a tecnologia XML.

Se você é uma dessas pessoas, peloamordedeus, tirem XML do currículo. Não é porque você já abriu um arquivo Excel e alterou algumas células, que você pode sair por aí falando que tem experiência e conhecimento sobre Excel. São duas coisas totalmente diferentes.

E esse mini-curso foi justamente pra isso: mostrar para as pessoas que XML não é apenas editar arquivos de configuração de frameworks. E quem participou do mini-curso, ganhou uma base e tanto de conhecimento e com certeza acertaria as questões mais comuns que caem em entrevistas técnicas.

Gostaria de agradecer ao pessoal que esteve presente, e pela sinceridade ao responder o formulário de avaliação. Este, com certeza, vai me ajudar a melhorar (e muito), e ajudar a levar assuntos que sejam de interesse dos alunos. Tivemos cerca de 95% de aprovação dos alunos. O que é um sinal muito bom! :)

Segue a apresentação e algumas fotos do curso:

Foto da turma:

mini curso xml ibm academic initiative

E hands-on:

DSC01334

E até a próxima!
:)