Testando o Google Wave - Parte I

02 Jul 2009
2 mins read

wavelogoBem, ontem fiquei futucando para ver se achava alguma coisa interessante, apesar de ser versão Dev Preview ainda. Muita coisa ainda está sem implementação, alguns bugs existem, mas dá pra ter uma idéia do que vem por aí.
Tirei alguns screenshots, vou postá-los e colocar a descrição e o que achei de cada coisa.

Como já tinha dito no post de ontem, cada usuário que foi convidado a usar, ganhou duas contas: uma para usar e outra para testes, assim dá pra fazer os testes de interação.

Chat em tempo real

Bom, a primeira coisa que testei logo de cara foi a digitação em tempo real, ou seja, enquanto estou digitando, já aparece para o outro contato. E tem a opção 'done', que é para dizer que já terminou de escrever a blip:

Loiane - Digitando a mensagem:

testWave01

Loiane Teste - Já apareceu na inbox da minha caixa de testes:

testWave02

Loiane Teste - abrindo a mensagem nova, já aprece o que foi digitado e ainda mostra uma label para indicar que o outro contato ainda não terminou (done):

testWave03

Loiane - O contato Teste respondeu a mensagem, mas ainda não deu done (enviar):

testWave04

Essa parte é bem legal. Ruim porque às vezes digitamos algo e não enviamos (principalmente naqueles momentos de raiva! rsrs)

Playback (histórico)

Se repararem na toolbar da wave, existe uma opção chamada "playback", que é como um log de todo o histórico da wave:

testWave05

testWave06

testWave07

Adicionando Gadgets

É possível adicionar gadgets a wave. Estes são os que estão disponíveis:

testWave14

Reparem na figura dos gadgets disponíveis: existe uma opção para configurar as preferências do usuário, basta colocar um objeto no formato JSON! Tá aí mais um exemplo de como JSON é importante e super legal. :)

Xadrez:

testWave08

Formar frases, poesia, etc:

testWave09

Google Maps:

testWave10

Risk:

testWave11

Sokoban:

testWave12

Evento:

testWave13

Tudo em tempo real, como no chat!

BUG!

O primeiro bug que achei foi no Firefox. às vezes, quando crio uma nova Wave, adiciono um participante, e tento escrever uma frase, não está reconhecendo os espaços, ficando tudo junto:

testWave15

No Google Chrome, o bug é diferente: quando crio uma nova Wave, adiciono um participante, e tento escrever uma frase, simplesmente não escreve nada! Pode clicar 2 vezes, apertar a tecla que for, que não acontece NADA! O mesmo aconteceu no Safari.

Browser

Na descrição, conforme pode ser vista aqui, não falava nada sobre funcionar no Internet Explorer.  Mas como eu sou teimosa, resolvi tentar: pois é, não funciona! Quanto tentei abrir no IE 6, apareceu isto:

testWave16

E o mesmo aconteceu no Opera:

testWave17

Bem, já fiz o reporte dos bugs que encontrei até agora (tem outros também!). As pessoas que ganharam a conta também foram adicionadas numa lista de discussão para serem avisados de novas releases e novas features. O jeito é ficar aguardando as novidades.

E amanhã tem mais um post sobre os testes do Google Wave. Não dá para colocar tudo num post só, senão fica enooorme!

Até a próxima!

:)