Testando o Google Wave – Parte III

07 Jul 2009
2 mins read

Nesse dias que venho usando o Google Wave, tenho percebido algumas coisas bem legais. O mais legal delas é a interação em tempo real.

A figura abaixo representa uma wavlet que estava ativa. Nesse dia foi muito legal, pois o wave estava parecendo o IRC, um verdadeiro chat - nessa wavlet! rs

Nesse momento do screenshot, a Ana Paula, eu, a Lia e o Kabloc estávamos escrevendo em nossas blips (ao mesmo tempo). Dá pra acompanhar e escrita de letra por letra. Essa, com certeza, é a parte mais legal e que todos mais gostaram.

testWave25

Mais alguns bugs e contras: como podem ver na wavlet, o corretor ainda tem bugs. O que eu estava tentando escrever é que o corretor do Wave queria substituir"bugs" por "bugs"! Ou seja, muitos bugs ainda!

Outro ponto contra do Wave é a bagunça das wavlets! Um dá reply em uma blip lá em cima, o outro escreve lá em baixo, e outro lá no meio. Essa wavlet/thread meio  "clube da luluzinha" já tinha cerca de 170 blips. Imagina ficar acompanhando uma maior que essa, como às vezes acontece em listas de discussão? Um verdadeiro caos!

Mais um outro ponto contra é que depois de algumas blips, o Wave indenta as mensagens. Dependendo do número de blips que uma wavlet possui, cada caractere vai ficar em uma linha. Acho que deveriam trabalhar nesse ponto também.

testWave31

O pior de tudo é que a função mute ainda não está funcionando direito. O Wave tá colocando um label de mute, mas as mensagens continuam chegando e sendo mostradas como não-lidas. O "marcar como lido" também tem uns bugs: às vezes marca como lido, mas depois de uns minutos, as mensagens voltam como "não-lidas".

testWave26

Essas pequenas coisas estão deixando a inbox bagunçada, o que está salvando às vezes é a função "search".

Robots

Testei mais alguns robôs, alguns com uma fução um pouco inútil, mas é legal testar.

O da figura abaixo é o robot Debuggy, que mostra as propriedades da wavlet. Ele cria uma blip nova para cada caracter que é digitado. Legal para debugar:

testWave27

Outro robot que testei é o Cartoony, que tem como objetivo colocar um balão em volta do texto que você digitou. Meio inútil, mas é bonitinho:

testWave28

E o outro que testei e achei legal foi o robot Bloggy. Ele transforma cada blip seu em um posto num blog que o Wave cria:

Minha wavlet:

testWave29

E o blog:

testWave30

Ontem anunciaram na lista de discussão que o Wave iria ficar fora do ar por alguns minutos, para subirem o upgrade. Ainda não percebi o que tem de diferente, e ninguém se pronunciou em relação às mudanças.

O Robot de tradução simultânea (você escreve em português e uma pessoa que só entende chinês vai ler o que você escreveu em chinês) estava fora do ar, muitas pessoas não conseguiram usá-lo. Vamos esperar para testar!

Bem, por hoje é só.
Continuo testando e cada dia aparecem mais coisas.
Apesar dos bugs (ainda é versão dev preview), o Google Wave parece bastante promissor.

Até a próxima!

:)