Formatura: Bacharel em Ciência da Computação

12 Feb 2009
2 mins read

formaturaNesta última terça feira (10/02) recebi meu diploma de bacharel em Ciência da Computação. Estou muito feliz com essa conquista! Afinal, foram quatro anos e meio de dedicação para me tornar uma computóloga!

Minha história é meio embaraçosa, pois sempre quis fazer direito (para ser juíza, desembargadora, etc - não advogada), mas já tive fases que queria fazer jornalismo. Decidi fazer ciência da computação aos 17 anos, faltando 3 meses para o vestibular. Apesar de gostar de história e geografia, não tinha muita paciência para ficar decorando datas e nomes da história desde a época da Mesopotâmia até os dias atuais. Após desistir de fazer vestibular para um curso de humanas, decidi que iria fazer um curso da área de exatas, pois sempre gostei muito de física e matemática. Mas qual curso escolher? Eu não tinha vontade de fazer nenhuma engenharia, e como eu sempre gostei de computadores e tecnologia (não que eu soubesse programar), decidi fazer Ciência da Computação.

Logo que entrei na faculdade, comecei a ter as primeiras aulas de algoritmos. Eu não tinha nem idéia do que fazer nessas aulas. Não sabia programar nada, e nem sabia o que era Pascal na época (muito menos Java). Não fui muito bem na primeira prova (tirei 6,5), e após ver o resultado, me desesperei. Comecei a estudar bastante em casa. Todos os dias estudava no mínimo 4 horas (a maior parte desse tempo era dedicado à algoritmos). Na segunda prova já fui bem melhor (9,0) e na terceira, finalmente tirei um 10! Aprendi a gostar de programação. Todo o tempo livre que tinha passava em frente ao computador fazendo pequenos programas. A partir do segundo semestre, já estava apaixonada pelo curso.

No segundo ano da faculdade, comecei a dar monitoria de Algoritmos e Estruturas de Dados. No terceiro ano, era a monitora de Teoria da Computação (ah, o famoso livro do Cormen, um dos meus preferidos). No fim do segundo ano, já estava estagiando como desenvolvedora Java. A partir daí, não parei mais! =D

E é claro que não pretendo parar por aqui. Este ano ainda quero começar uma pós, e tenho planos de começar um mestrado no ano que vem ou em 2011. Estudar é muito bom, melhor ainda quando é uma coisa que você gosta!

Tenho orgulho de dizer que sou bacharel em Ciência da Computação! E que sou completamente apaixonada pela minha profissão (apesar dos altos e baixos, como em qualquer outra profissão)!