Como manter-se atualizado em Java

29 Jan 2009
2 mins read

Estar atualizado, seguindo as tendências do mercado, não só é importante como faz toda diferença para o profissional, principalmente em tempos de crise, tanto para manter o atual emprego, quanto para tentar novas oportunidades.

Desde que começou a crise financeira mundial, o noticiário reporta semanalmente os cortes de funcionários do setor de TI. De acordo com o blog TechCrunch, que está formando uma base de demissões relacionadas com a crise, entre o final do mês de agosto de 2008 e hoje, as empresas de TI mandaram embora mais de 220 mil funcionários. Só nos últimos 15 dias, foram quase 100 mil.

Oposto da informação acima, essa semana foi divulgado aqui que a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) acredita que existem cerca de 30 mil vagas em aberto na área de software e serviços, e ainda existe a estimativa de que sejam gerados entre 40 mil e 50 mil postos de trabalho na área de tecnologia este ano no país, dentro de uma projeção de que 100 mil novas vagas sejam criadas entre 2009 e 2011.

Para ajudar os profissionais que trabalham com Java, Ted Neward escreveu uma lista de sites, blogs, eventos e livros
essenciais para ajudar na constante atualização sobre o assunto  (resumo aqui).

Aqui vai a lista:

Web Sites

Blogs

Pacotes e Bibliotecas importantes

Eventos

Livros

Ferramentas

Tendências

Além desses citados acima, achei mais alguns links interessantes:

E o mais importante de tudo, selecionar o que vale a pena ser lido, quais publicações sente-se mais confortável fazendo a leitura. Assim, pode juntar o útil ao agradável!