Ganhei uma conta no Google Wave!

01 Jul 2009
4 mins read

wavelogoNa segunda feira (29/06), recebi um email dizendo que tinha sido convidada para fazer o cadastro no google wave. Fiz o cadastro e hoje pela manhã, lá estava na minha inbox, uma mensagem dizendo que minha conta tinha sido criada. Criaram uma conta com o username que escolhi e ainda criaram uma outra conta para testes.

wave01

Todos os participantes do Google IO e do Google Developer's Day ganharam uma conta para testar e ajudar no reporte de bugs, pois a versão ainda é Dev preview:

wave02

Mas afinal, o que é Google Wave?

O Google Wave são três coisas: ferramenta, plataforma e protocolo. A definição é: uma nova plataforma de comunicação e colaboração baseada em documentos XML hospedados (chamadas waves), com suporte a modificações simultâneas e atualizações com baixa latência.

Tem previsão para lançamento agora no segundo semestre de 2009.

Ferramenta

Google Wave é um programa de email + wiki + rede social + chat instantâneo + ferramenta de edição e compartilhamento de documentos de forma colaborativa. Ele usa JavaScript e HTML 5 no lado do cliente, rodando em browsers como Chrome, Firefox, Safari e plataformas móveis (iPhone, Android), e usa Java + Python no lado do servidor, que também pode ser implementado com qualquer linguagem que o cliente queira. A ferramenta foi construída usando o GWT (Google Web Toolkit), mas também utiliza o Google Gears para as operações de drag and drop, que ainda não foram incluídas no HTML 5. É necessário um servidor dedicado para tratar as comunicações simultâneas, necessárias principalmente em equipes maiores. O servidor pode estar em uma nuvem (cloud), dentro de uma empresa privada, ou simplesmente na casa de alguém.

Testei no explorer e realmente não funciona!

Plataforma

O Google Wave vem com uma API pública, e a empresa prometeu liberar o código inteiro da plataforma antes do produto ir ao ar. Como uma plataforma, o Wave permite que desenvolvedores alterem o código base e extenda o mesmo com gadgets e robôs. Gadgets são pequenos programas que rodam dentro de uma wave, enquanto robôs são “participantes automatizados da wave.”. O Wave também pode ser embutido em outros meios, como blogs.

Protocolo

Os principais elementos do modelo de dados do Google Wave são:

Terminologia

waveentities

Quem quiser ver um preview:

Conclusão

Estou fazendo alguns testes com as contas que me deram, já achei alguns bugs e algumas coisas que ainda não funcionam. No próximo post, vou postar alguns screenshots.
Até agora, parece uma ferramenta muito promissora, acho que vai revolucionar o modo como as pessoas utilizam o email hoje em dia.

E quem já tiver, e quiser me adicionar para testar e brincar, fique à vontade. Meu username é loiane.

Até a próxima! :)

Referências:
http://wave.google.com/
http://mashable.com/2009/05/28/google-wave-guide/
http://www.infoq.com/br/news/2009/06/wave